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* Popload na França.
* Hoje um quinteto e com um senhor Brian Molko mais ~discreto~ do que em seus tempos de menine andrógina (nancy boy), o grupo inglês Placebo trouxe sua turnê de 20 anos para engrossar o caldo do festival francês Le Printemps de Bourges, na cidade medieval do centro do país, que em 90% celebra a nova música local. Local, por assim dizer, a música francesa, de indie, eletrônica, hip hop e pop francês.
Hoje um quinteto e com apenas mais um membro original além de Molko, o baixista Stefan Olsdal, o Placebo tem excursionado desde o ano passado com a turnê comemorativa do lançamento de seu disco de estreia, homônimo, lançado em junho de 1996, disco que botou bastante glam e batom no britpop. Na época uma banda “esquisita”, o então nada-fácil Brian Molko foi introduzido à cena indie inglesa por David Bowie, que botou xs meninxs para abrir sua turnê europeia e tocar em sua festa de aniversário de 50 anos. Apenas.
Uma das mais bem-sucedidas bandas do cenário inglês dos 90 e além, foi prazeroso ver, no Le Printemps de Bourges, um Placebo em plena forma, coeso, sem mais a raivosa energia adolescente mas ainda bem pesado, mostrando em duas horas sua vasta coleção de bons singles, de sete álbuns que venderam 12 milhões de discos no mundo, número nada desprezível de uma época em que discos eram vendidos a valer.
“Bem-vindos a nossa festa de aniversário”, se dirigiu ao público logo no começo o baixista Olsdal, que lotaram principal dependência de shows do Printemps, o W, armazém enorme com capacidade para umas 8 mil pessoas, uma espécie de Espaço das Américas. Para a banda inglesa, ali era uma performance especial. O grupo de Brian Molko se apresentou quatro vezes em Bourges, quatro vezes neste festival: 1997, 2001, 2003 e agora, 2017.
Abaixo, o Placebo abrindo seu show no Le Printemps de Bourges com a marcante “Pure Morning”. O áudio não dá conta do real peso empregado pela banda, no concerto. Depois, todo o show em áudio tirado de uma transmissão ao vivo de rádio francesa, cerca de duas horas de apresentação.
** Fotos, a daqui e a da home da Popload, são do jornal “Le Berry Républicain”.
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