* Um novinho Arctic Monkeys se apresentou no festival holandês Pinkpop em 2007, à época com a turnê do recém-lançado segundo álbum, o (também) poderoso “Favourite Worst Nightmare”, que saiu meses antes. Alex Turner e seus três amigos no maior do gás da banda inglesa, sem concessão do começo ao fim, falando pouco e meio que apresentando ao público as canções novas do disco. O Pinkpop, você sabe se frequenta este espaço, é o festival ativo mais velho da Europa (portanto do mundo) e um dos principais e maiores do verão do Velho Continente. E tem revisitado seus mais deliciosos arquivos para garibá-los tecnicamente e postá-los pela primeira vez em sua conta do Youtube. Chegou a vez dos Monkeys, portanto. Coisa linda.
* CENA – A veterana banda baiana Vivendo do Ócio, 20 anos de estrada e que ainda faz circular um sanguinho novo nas veias, soltou por estes dias um espertíssimo vídeo-single da música “Baila Comigo”, este aí abaixo. A música abre o quinto disco do quarteto de Salvador, “Hasta La Bahia”, lançado em setembro agora. E tem participação especial do titã Paulo Miklos, que faz “uma ponta” no vídeo. Veja para entender. A canção, no vídeo, embala a história de Madrins (foto na home), um peculiar e estiloso personagem baiano, dançarino, que vive hoje como se estivesse nos anos 70. “Queríamos que o vídeo traduzisse o espírito da faixa – o movimento, o improviso e a liberdade de ser quem se é. Madrins representa isso de forma natural e inspiradora”, diz o guitarrista Davide Bori.
* CENA 2 – Muito mais que “só” um festival de bandas e artistas, o Coquetel Molotov divulgou recentemente uma agenda extensa de debates e oficinas para botar em pauta todo (ou o máximo que der) o ecossistema musical. É o Coquetel Molotov Negócios, que acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, gratuito, no Recife Antigo. O festival em si, a coisa de bandas e artistas, rola dia 6 de dezembro, no Campus da UFPE. É a sétima edição do Negócios dentro do Coquetel, que está em sua 22ª edição. Entre as conversas e oficinas, destacam-se temas como “Da Tela ao Touch: A Maquiagem Artística como Performance”, “Música, Proteção e Lucro”, “Pernambucar: Música fomentando Turismo” (tema local mas pertinente a qualquer festival brasileiro) e “Destrava o CNPJ: Passo a passo para formalizar seu negócio musical”. Informações completas de toda a programação mais o povo da música que participarão das palestras e mesas, assim como participar desses encontros, consulte os canais sociais do Coquetel Molotov, tipo o Instagram do festival.