*** Enquanto o Radiohead não anuncia seu retorno para o final do ano (é o que se espera), Thom Yorke segue fazendo suas coisas. Ao lado de Mark Pritchard, ele liberou mais uma faixa do aguardado álbum colaborativo, “Tall Tales”. A nova música, chamada “Gangsters”, chega acompanhada de um clipe perturbador dirigido por Jonathan Zawada, que é uma espécie de “terceiro integrante não oficial” da dupla. Ou quase trio, no caso. No vídeo, um grupo bizarro de personagens estilo marionete se movimenta de forma inquietante em uma praça surreal, digna de uma pintura de Hieronymus Bosch. Dizem eles. Antes de “Gangsters”, Thom e Mark já haviam lançado “This Conversation Is Missing Your Voice” e “Back in the Game”, os dois primeiros singles do projeto, marcado para ser lançado dia 9 de maio. Zawada, o terceiro elemento, dirigiu e animou um longa-metragem inspirado no disco, que será exibido nos cinemas em 8 de maio, um dia antes do lançamento oficial do disco.
*** Quem também está com novidades sonoras é o prolífico e lisérgico King Gizzard & the Lizard Wizard, que acaba de anunciar mais um álbum, batizado como “Phantom Island”. Gravado com uma orquestra liderada pelo maestro Brett Kelly no mesmo período em que produziam “Flight B741” (lançado em 2024), o disco ainda não tem data oficial de lançamento, mas a banda australiana já avisou que detalhes serão anunciados na terça que vem, dia 15 de abril. Ao menos por enquanto, foram mostradas a capa e a faixa-título do novo projeto. “Foi um trabalho que exigiu muito amor, tempo, energia, paciência e crescimento”, escreveu o vocalista e guitarrista Stu Mackenzie em suas redes sociais. “Mal posso esperar para criar asas e voar com todos vocês”. “Phantom Island” trará 10 faixas e será o 27º álbum da carreira incansável do grupo.
*** Oasis quem? O LCD Soundsystem anunciou novas datas para sua turnê pela América do Norte, que já se configura como a maior turnê do ano. Tá bom, Liam, uma das maiores. A incrível banda do dândi James Murphy vai passar por cidades como Detroit, Salt Lake City e St. Louis, além de enfileirar múltiplas noites em Toronto, Seattle, Milwaukee e Bend, no Oregon. Um dos destaques da agenda é a apresentação no icônico Red Rocks Amphitheatre, em Morrison, Colorado. As novidades não param apenas nos simples anúncios das datas e locais. Em alguns shows, quem assume a abertura é o TV on the Radio. O rolê de estrada da trupe norte-americana inclui ainda dois shows no Hollywood Bowl, em Los Angeles, com o Pulp. Fora da terra do Trump, James Murphy & Co farão uma residência na tradicional Brixton Academy, em Londres, com OITO shows em junho.

