– Baixa no hip hop mundial. Morreu ontem nos EUA, aos 54 anos, o rapper e produtor Trugoy the Dove, um dos co-fundadores do trio veterano De La Soul, nome gigante do rap mundial do final dos anos 80. O nome verdadeiro dele era David Jude Jolicoeu. Embora a causa da morte não tenha sido oficialmente revelada, sabe-se que Trugoy andava com uma condição cardíaca preocupante nos últimos anos. Tanto que ele não se juntou a seus dois parceiros de De La Soul na enorme homenagem aos 50 anos do hip hop no último Grammy, no outro final de semana passado.
– Outra “atração” musical do Super Bowl foi o espetacular anúncio da superbanda irlandesa U2 de uma residência de shows em Las Vegas, ainda com detalhes a serem informados. A divulgação das apresentações americanas da banda de Bono, que vão ocorrer para inaugurar a suntuosa arena MSG Sphere, no segundo semestre de 2023, veio por meio de uma das famosas propagandas milionárias do intervalo do jogo da NFL. Nessa onda de balões espiões, contatos estraterrestres e meteoros, fãs do U2 pelo mundo foram abduzidos de várias partes do planeta e foram se juntar à banda no deserto de Nevada, onde uma esfera espacial gigante com uma cabeça de bebê dentro os guia, banda e fãs, aparentemente até a MSG Sphere. Os shows são chamados de “U2:UV Achtung Baby Live at the Sphere” e ainda não se sabem em quantos serão. No comercial, o bebê fala “Achtung”. Tudo é relacionado a “Achtung Baby”, famoso disco de 1991 do U2. Mas mais explicações sobre tudo precisam ainda ser dadas. Sabe-se que na nova fase de shows do U2 o baterista Larry Mullen Jr., de licença temporária da banda, será substituído por Bram van den Berg.
Em tempo, entre os fãs abduzidos para Las Vegas está um rapaz de uma favela do Rio de Janeiro. Veja o comercial, abaixo.
– CENA – A cantora, compositora e instrumentista Nina Maia, de 19 anos, vem nos impressionando desde o ano passado com shows em São Paulo, mas não tinha uma música gravada ainda. Em sua estreia oficial nos streamings, junto com a amiga e parceira Chica Barreto, também cantora e multiinstrumentista, lançaram sexta passada a música “Gosto Meio Doce”. Em uma doce canção, Nina e Chica se alternam para cantar sobre falta e memórias, com melodia e arranjo que lembram muito a brasilidade meio bossa, meio tropicália vista também em artistas locais como Sessa e, especialmente, suas cantoras no coro. Uma beleza!