Popnotas – Oliver Sim solta nova música sem o XX. Bright Eyes anuncia EP que dá sequência ao disco cheio do ano passado. E o último single do primeiro álbum do Blood Orange em sete anos

*** O produtor, instrumentista e também cantor Oliver Sim, integrante daquele tal The XX, está de volta com música inédita após três anos de silêncio. A faixa “Obsession” foi produzida por Bullion e Taylor Skye (do duo Jockstrap) e chega acompanhada de um videoclipe dirigido por Sharna Osborne. No vídeo, Sim atua ao lado da modelo britânica Erin O’Connor. Esse é o primeiro lançamento de Sim desde seu álbum solo de estreia, “Hideous Bastard”, produzido por Jamie xx, que saiu em 2022. No ano passado, o trio do XX voltou a gravar junto pela primeira vez desde 2017, no single “Waited All Night”, presente no disco “In Waves” de Jamie XX Segundo comunicado oficial feito há pouco tempo, a banda já trabalha em um novo álbum e é para isso que estamos vivendo.

*** A banda Bright Eyes vai marcar 2025 com um novo EP, “Kids Table”, agora anunciado para 26 de setembro. O trabalho surge como um complemento ao álbum “Five Dice, All Threes”, lançado no ano passado. O grupo também divulgou o single “Dyslexic Palindrome”, com participação especial de Alynda Segarra, do Hurray for the Riff Raff. Segarra já havia acompanhado o Bright Eyes na última turnê, dividindo os vocais em “Lua”. Em nota, o grande Conor Oberst exaltou a colaboração: “Alynda Segarra é uma das pessoas mais cheias de alma que já conheci. Tudo o que passa por eles é assombrado pelo fantasma cansado da música americana do passado. Tenho a sorte de já ter gravado e me apresentado com Alynda em várias ocasiões e sempre me impressiono com sua capacidade de canalizar o que é ao mesmo tempo intangível e universal”. O EP contará com oito faixas, incluindo “Dyslexic Palindrome” e o single lançado em julho, “1st World Blues”, em que a banda explora sonoridades de ska. Outra surpresa é a releitura de “Sharp Cutting Wings (Song to a Poet)”, canção de 1980 de Lucinda Williams.

*** Para fechar o trio de novidades, depois de sete anos Dev Hynes retoma o projeto Blood Orange com o aguardado álbum “Essex Honey”, que chega nesta sexta-feira (29). O disco sucede “Negro Swan” (2018) e marca um retorno grandioso, com uma extensa lista de colaborações. Entre os nomes confirmados no projeto estão Lorde, Caroline Polachek, Daniel Caesar, Mustafa, Brendan Yates (Turnstile), Tirzah, Eva Tolkin, Kelly Zutrau (Wet), Amandla Stenberg, Naomi Scott e até a escritora Zadie Smith. Hynes assina a composição, produção e gravação do trabalho. Para antecipar o lançamento, o artista já tinha divulgado os singles “The Field”, “Somewhere in Between” e “Mind Loaded” (com Caroline Polachek, Lorde e Mustafa). Hoje, foi revelada também a faixa “Countryside”, um R&B etéreo com participações de Eva Tolkin, Liam Benzvi e Ian Isiah.