Popnotas – O romance ao vivo do Fontaines D.C. Os Cavalera retomando o Sepultura (calma!). E o youth Thurston Moore vindo com single e disco novos

– Há alguns dias a banda irlandesa Fontaines D.C., no paralelo de lançar singles novos que apontam para seu próximo álbum, “Romance” (agosto), vem tocando no “lado B” dos festivais de verão da Europa, tipo Escandinávia e Leste europeu. O grupo de Dublin, que já mostrou as inéditas “Starbuster” e “Favourite”, tem tocado ainda, abrindo seus shows, a sinistra “Romance”, faixa-título do vindouro quarto disco dele. “Romance”, a música ainda não lançada, é exatamente a que abre de forma soturna o disco mais alegre e pop do Fontaines D.C. Um fã postou a música ao vivo no Youtube, tirada de um show na Lituânia domingo passado. Saca a vibe…

– Os incríveis irmãos Cavalera, Max e Iggor, abandonaram o “Conspiracy” do nome da banda e seguem agora como Cavalera. E também finalizaram a trilogia de regravações de discos do Sepultura do começo, com o lançamento ontem do “novo” “Schizophrenia”, que originalmente foi gravado em 1987, produzido com os recursos da época para uma banda independente de metal pesado e veloz. Agora mais “audível” e ainda mais rápido, “Schizophrenia” é o segundo disco de carreira do Seputura e considerado o marco da banda na entrada no gênero thrash metal, onde se tornaram deuses. Esta versão de 2024 do importante álbum vem com uma faixa extra, “Nightmares of Delirium”. “Agora trilogia do terceiro mundo está completa”, disse Max, se referindo aos remakes de “Schizophrenia”, “Morbid Visions” (o primeiro disco do Sepultura, de 1986) e o EP “Bestial Devastation” (também de 1986).

– o sonic youth Thurston Moore anunciou nesta semana detalhes de seu mais novo álbum, que vai se chamar “Flow Critical Lucidity” e será lançado no dia 20 de setembro. É o nono disco solo de Moore. Junto com o anúncio do disco, foi revelado seu primeiro single. A música é “San Limites” e tem a participação da grande Laetitia Sadler, do Stereolab. Este som aqui embaixo:

***
* A foto de Thurston Moore usada na home da Popload é de Rosie Marks, para o “The New York Times”.