*** No meio da enxurrada de informações que uma premiação como o Grammy Awards gera, Lady Gaga aproveitou o evento para mostrar, durante o intervalo comercial nos EUA, seu novo single, “Abracadabra”. A faixa é a terceira do álbum “Mayhem”, que será lançado dia 7 de outubro. Com uma pegada pop bastante ligada ao pop que a própria Gaga ajudou a remodelar no início dos anos 2000, “Abracadabra” foi apresentado em vídeo com aquela estética caótica que acompanha a cantora em boa parte de sua trajetória, mas que em certo momento do processo foi uma espécie de desafio. “Este álbum começou como uma forma de enfrentar o meu medo de voltar à música pop que meus fãs lá do início amavam. Mas tudo isso foi como reconstituir um espelho quebrado: mesmo que você não consiga juntar as peças perfeitamente, é possível criar algo belo e completo de uma nova maneira”, destacou a cantora. “Abracadabra” pode ser conferida a seguir.
*** A lendária banda irlandesa The Pogues fará uma série de shows especiais no Reino Unido para comemorar os 40 anos do discaço “Rum Sodomy & The Lash”, lançado em 1985 e marca definitiva da discografia do grupo. As apresentações também soaram como uma bela homenagem póstuma ao gênio Shane MacGowan, que nos deixou há pouco mais de um ano. Para fazer as vezes enquanto voz do Pogues, foram convidados alguns vocalistas que terão a missão de levar ao público a emoção do legado construído pela banda. Estão escalados como vocalistas convidados Nadine Shah, Iona Zajac, John Francis Flynn, Lisa O’Neill e Daragh Lynch. Membros originais do grupo, James Fearnley, Jem Finer e Spider Stacy contaram com o suporte de músicos convidados na formação de uma espécie de big band ao vivo. Os shows especiais passarão por cidades como Londres, Glasgow e Manchester, no mês de maio.
*** Após alguns meses de apreensão, o Black Keys anunciou seus próximos passos dentro da “indústria” da música. Ano passado, o duo de Ohio havia anunciado uma turnê extensa em grandes arenas da América do Norte, mas cancelou todas as datas de forma abrupta se limitando a dizer que “eles gostariam de fazer shows com experiência mais intimista” para eles e os fãs. Logo depois do anúncio, eles demitiram a equipe de produção. Agora, bons meses depois, Dan Auerbach e Patrick Carney soltaram as informações dos primeiros shows após esse susto dado nos fãs e anunciaram para o meio do ano uma série de shows em anfiteatros dos Estados Unidos e em espaços abertos na Europa, incluindo locais icônicos como o Red Rocks (Colorado) e o Greek Theater de Los Angeles, além de presença no Festival Internacional de Benicassim, na Espanha. A dupla será acompanhada nos shows, em momentos distintos, pelo The Heavy Heavy e os Hermanos Gutierrez. Abaixo, a lista completa das apresentações anunciadas até agora.