A banda de punk rock britânica-irlandesa IDLES passou pelo “From the Basement” – programa criado pelo produtor Nigel Godrich, em que os artistas ficam soltinhos em um estúdio, brincando sem público. Feito uma mosca na parede, você pode acompanhar o que devem ser os ensaios da banda: um negócio expressivo e intenso e, ainda assim, menos caótico que com o mosh de todo show.
***
Falando em punk (ou não necessariamente), o Sex Pistols aproveitou as comemorações do Jubileu de Platina no Reino Unido – uma celebração do reinado de Elizabeth II – para lançar seu próprio souvenir: um NFT. Sério.
Vale lembrar que foi em um jubileu destes, em 1977, que a banda promoveu “God Save the Queen” em um barco no rio Tâmisa, cantarolando que a rainha era fascista (e acabando presos). Dessa vez, de forma muito menos anarquista in UK, os Pistols estão lançando uma moeda prateada decorativa em homenagem à rainha.
Sim, homenagem. Porque ou você morre como um herói, ou você vive tempo suficiente para se tornar um senhor conservador vendendo NFTs.
***
Já a banda indie-pop-psicodélico Of Montreal (que não é de Montreal, mas de Atlanta) acaba de lançar o primeiro single do seu próximo álbum, intitulado Marijuana’s a Working Woman. A faixa desce como uma espiral por várias sonoridades, sombrias, psicodélicas, alegres e suaves: segundo o compositor Kevin Barnes, trata-se de um reflexo do isolamento pandêmico, as lutas psicológicas e as percepções de que a maconha forneceu naquele momento. O álbum completo, chamado “Freewave Lucifer F<ck Fˆck F>ck”, sai no dia 29 de julho.
***
E, caso você não tenha ligado nem a Netflix nem o Twitter nesta semana, fica a boa (e inesperada!) notícia: a música “Running Up That Hill”, sucesso de 1985 da reclusa inglesa Kate Bush, está voltando a ser hit – alcançando o top 10 mundial e top 50 nacional. Desta vez, nem é culpa do TikTok: é por causa da nova temporada da série “Stranger Things”, que, de forma bastante inteligente, usa os vocais de Bush para salvar uma personagem em uma cena lindíssima. Quem não quer ser salvo assim?
*** POPNOTAS por Dora Guerra