*** O grande Dan Bejar, que conhecemos melhor pelo seu alter ego musical Destroyer, liberou a segunda amostra de seu próximo disco. “Hydroplaning of the Edge of the World” é o novo single do cantor e produtor canadense e faz parte de “Dan’s Boogie”, que chegará ao mercado no dia 28 de março. O vídeo, bem caseiro, foi dirigido por Sydney Hermant em uma câmera antiga e tem seu ápice nos 3 segundos iniciais, quando aparece o gato do Destroyer. Ele não faz nada. É apenas um gato sendo gato e é o bastante. Dan embarcará em breve em uma turnê com o Father John Misty pela América do Norte.
*** Continuando a divulgação de seu aclamadíssimo álbum “Charm”, a fofura Clairo soltou mais um single do projeto que saiu em 2024 e acabou se tornando um dos principais registros sonoros do ano. A nova música de trabalho é “Terrapin”, que ganhou um vídeo, digamos, diferente. Quem estrela a produção audiovisual é o veterano e cultuado Weird Al Yankovic, figura de forte representatividade do lado mais alternativo do pop, que se notabilizou pelo seu jeito de fazer sátiras de um jeito sério. Ou o contrário. Yankovic é quem interpreta a faixa durante todo o vídeo, como se estivéssemos nos anos 90, e que tem a Clairo apenas “observando”. “Terrapin” se junta a outros fortes singles do disco, como “Juno” e “Sexy to Someone”, e deve começar a aparecer bastante por aí nas plataformas de streaming e estações de rádio do gênero, para quem ainda as ouve (nós, claro).
*** O grupo Unknown Mortal Orchestra anunciou para o dia 28 de março o lançamento de “IC-02 Bogotá”. O projeto foi apresentado pelo single “Earth 1”, em vídeo com imagens da cidade colombiana. Esta é uma espécie de continuação da série instrumental “IC”, que se iniciou em 2018 com o disco “IC-01 Hanoi”. O conceito do projeto é basicamente uma colagem de registros e improvisos sonoros que a banda faz em uma determinada cidade. A escolha por Bogotá veio a partir da necessidade de realizar uma adaptação com seu novo tecladista, Christian Li. O último disco “normal” de estúdio do UMO é “V”, que saiu em 2023.