Popnotas Ao Vivo – Molchat Doma em Seattle. Turnstile em Baltimore. Terraplana em Chicago. E a Lady Gaga todinha no Rio

– A incrível banda bielorrussa de pós-punk linha gótico-sinistra Molchat Doma cantada (e escrita) em russo teve divulgada neste final de semana uma performance ao vivo, em session, nos estúdios da excelente rádio indie americana KEXP, de Seattle. Gravada em março e só revelada agora, a session do trio liderado pelo gengis-khan Egor Shkutko trouxe quatro músicas, privilegiando o mais recente disco deles, “Belaya Polosa”, lançado no final de 2024. Mas não deixou de apresentar o maior hit da banda, “Sudno”. Na época, o Molchat Doma estava em turnê americana. Neste ano, em 15 de novembro, o grupo da moderna e fria cidade de Minsk faz show único em São Paulo, no Tokio Marine Hall. A banda já abarrotou um Audio Club por aqui, quando se apresentou pela primeira vez no Brasil em 2022 numa noite de segunda-feira. Molchat Doma, junto com por exemplo a americana Boy Harsher, é representante de uma dark wave que ressuscita as batidas tecnopop dos anos 80. Tipo o que faz, para citar uma, a nova banda Jovens Ateus, destaque da cena indie brasileira de hoje em dia. Abaixo, o Molchat Doma na KEXP, tocando as músicas:
* Ty Zhe Ne Znaesh Kto Ya 00:20
* Belaya Polosa 05:18
* Tancevat 10:13
* Sudno 13:43

– No sábado agora, o grupo de indíe hardcore americano Turnstile fez uma apresentação gratuita num parque da cidade de Baltimore, em Maryland, terra da banda. Foi um show tanto para ajudar com arrecadações as pessoas em situação de rua do local como para testar ao vivo, com sua galera, as músicas que estarão no álbum-“Never Enough”, disco novo deles, que sai em junho agora. Será o primeiro disco deles em quatro anos, então pensa a vibe dessa apresentação no parque, cujo show todo, a atmosfera de um sabadão no Wyman Park Dell, tem no vídeo abaixo, do show inteiro. Eles começaram calminhos com a faixa-título “Never Enough”. Mas isso não impediu que os fãs começassem a subir ao palco e fazer os stage-dive sem fim pandemônio-from-hell característico da banda. (A foto do show de Baltimore que ilustra a chamada da home para este post é do fotógrafo Mark Beemer @beemer138)

– Gagacabana. O histórico show inteiro da superestrela pop americana Lady Gaga no Rio de Janeiro chegou ao Youtube. Mais de duas horas da apresentação que no comecinho do mês reuniu mais de 2 milhões de little monsters na Praia de Copacabana, nada mais necessário a dizer, se encontra aqui embaixo.

– Outra session que foi ao ar recentemente, de cores gringas, foi a da brasileira de dreampop terraplana, de Curitiba, feita para a entidade indie americana Audiotree, de Chicago, especialista em oferecer seu estúdio profissional para bandas irem lá se apresentarem ao vivo. A terraplana gravou essa session em março, aproveitando sua primeira trip aos EUA, a partir de um convite para tocar no festival South by Southwest em Austin. Por estes dias de Sxsw e Audiotree, a terraplana soltou seu mais novo álbum, o segundo da banda paranaense, o “natural”, que junto com sua elogiada estreia, “olhar pra trás” (2023), formaram o setlist de oito músicas dessa session em Chicago. Olha que beleza!