Popnotas – A volta do Camera Obscura com o primeiro disco desde 2013. As Breeders fazendo o Guided by Voices. E a nova dancinha lançada pelo Future Islands

Foto: Robert Perry

*** Banda indie-pop deliciosa surgida na Escócia no meio dos anos 90, espécie de parente próximo do Belle and Sebastian, o Camera Obscura chegou com novidades e anunciou para o dia 3 de maio o lançamento de seu primeiro disco cheio em mais de uma década. “Look to the East, Look to the West” é o título do novo projeto de estúdio que tem 11 músicas inéditas, puxado pelo single quase country “Big Love”, apresentado em novo vídeo. “É uma canção sobre não olhar para trás e ter fé no presente e no futuro”, resumiu a vocalista e líder da banda, Tracyanne Campbell. A banda sairá em turnê pelo Reino Unido na época do lançamento do disco e tem dois shows marcados no México, em junho. O último álbum lançado pelo Camera Obscura é “Desire Lines”, que saiu em 2013.

*** O sempre bom The Breeders (sdds) começou 2024 anunciando sua primeira turnê na Europa desde 2018. Agora, a banda liderada pela grande Kim Deal soltou uma cover inédita de “Shocker in Gloomtown”, lançada originalmente pelo Guided by Voices, em 1994. As apresentações europeias incluem datas na Alemanha, Espanha e Reino Unido, além de aparições em festivais importantes como o Mad Cool, NOS Alive e Rock Werchter. Elas ainda têm compromissos como atração de abertura de oito shows da Olivia Rodrigo no Madison Square Garden (Nova York) e KIA Forum (Los Angeles).

*** Conforme falamos por aqui nas últimas semanas, o Future Islands está de disco novo e é por causa dele que Sam Herring e seus amigos estão com agenda cheia, incluindo diversos shows pela América do Norte e Europa ao longo do ano. Para bombar a divulgação de “People Who Aren’t There Anymore”, lançado sexta passada, a trupe de Baltimore soltou um novo vídeo para o single “The Thief”, que conta com um quarteto de dançarinos em uma bela performance. Quem arrisca a coreografia?