*** Dono de uma voz marcante que ajuda a embalar o indie deste novo século, Tom Smith, o vocalista do incrível Editors, acaba de dar mais um passo em sua jornada solo com o lançamento de “Leave”, faixa que integra seu aguardado primeiro álbum, “There Is Nothing In The Dark Which Isn’t There In The Light”. A canção, descrita pelo artista como um “quase pop” em sua essência, nasceu de um processo intenso. “É um pouco uma música de separação, mas também fala de aceitação e de como as coisas sempre podem melhorar”, explicou Smith. O single chega acompanhado de um videoclipe dirigido por James Lockey, filmado nos jardins arborizados da mansão Wentworth Woodhouse, em South Yorkshire “Leave” dá segue os outros singles “Lights Of New York City” e “Life Is For Living”, que já haviam antecipado a atmosfera intimista do projeto.
*** Quem também está com novidades é a banda de meninas inglesas The Last Dinner Party, que continua aquecendo o terreno para seu segundo disco, o aguardado “From The Pyre”, com o lançamento do single “Second Best”. Escrita pela guitarrista Emily Roberts, a faixa é influenciada pelo pop inventivo do Sparks e mergulha no dilema de estar preso a uma relação tóxica. “É sobre se deixar levar por alguém que inevitavelmente vai te decepcionar, mas ainda assim você se submete por amor”, revelou Emily. A artista destacou que transformar essa dor em música foi também um ato de libertação: “Hoje consigo olhar para trás com maturidade e orgulho por ter transformado essa experiência em arte”. “From The Pyre sucede” o elogiado “Prelude to Ecstasy”, lançado em 2023, indicado ao Mercury Prize, e o EP “Prelude To Ecstasy: Acoustics and Covers”.
*** Uma outra banda britânica nova também tem uma nova música para mostrar. O grupo se chama Oasis e a faixa é “Champagne Supernova”. Notícia que caiu bem em 1995, o raio cai de novo no mesmo lugar com o aniversário de 30 anos (HOJE) do petardo “(What’s The Story) Morning Glory?”, seminal segundo disco de estúdio que catapultou a banda de Noel e Liam Gallagher para um patamar que, em 2025, a gente continua sem ter noção. A releitura da canção faz parte da edição especial do álbum que sai nesta sexta-feira e tem arranjo todo acústico, gravado por Noel Gallagher no final do ano passado. Os vocais são originais do Liam, lá de 1995. Este relançamento trará cinco versões acústicas de outras faixas marcantes como “Wonderwall”, “Morning Glory”, “Cast No Shadow” e “Acquiesce”. Além da remasterização de 2014, a edição deluxe inclui encarte renovado, textos inéditos e uma nova arte assinada por Brian Cannon, responsável pela icônica capa original. Agora a gente pode falar esta frase: o Oasis toca no Brasil MÊS QUE VEM.