Popload Sonidos traz as “mujeres latinas” que foram destaque na semana: do Grammy Latino ao Sónar SP

>>

Horácio Martin, ou Horaz, jornalista e videomaker argentino que assina este espaço, escreve hoje sobre as poderosas mulheres latinas da semana: ganhando Grammys e conquistando o Brasil. Uma delas se apresenta no SONAR SP hoje!

Natalia-lofour2

Mujeres Latinas

Nesta semana, a coluna destaca várias mulheres da música latina. Começamos com a grande ganhadora do Grammy Latino, premiação que aconteceu na semana passada em Las Vegas, a mexicana Natalia Lafourcade (foto acima). Com seu álbum “Hasta la Raiz”, ganhou os prêmios de Melhor Gravação do Ano, Disco Alternativo, Música Alternativa e Melhor Música de 2015, com “Hasta la raiz”. Impressionante.

Natalia já tem um longo currículo na cena latina: participou em músicas com artistas como Julieta Venegas, Control Machete e Aterciopelados, entre outros. Em 2003 foi indicada ao Grammy Latino na categoria artista revelação com sua estreia de mesmo nome. “ Hasta La Raiz” já é seu quinto disco! Dá para ouvir todinho aqui.

bomba_y_will_smith

Também tivemos a apresentação da banda colombiana Bomba Estéreo, já citada neste espaço algumas vezes. Liderada pela vocalista Liliana Saumet, a apresentação da música “Fiesta” também contou com a participação de Will Smith, assim como no original.

E não pára ai: HOJE em São Paulo, no Sonar, temos a apresentação da chilena Valentina Montalvo Alé, ou Valesuchi, que é a única representante feminina a se apresentar no evento.

valesuchi_strato

Depois de participar no Red Bull Academy Tókio no ano passado, ela vem ao Brasil para divulgar seu EP de estreia “Golosynth”. Abaixo, uma apresentação dela no Red Bull:

Também neste final de semana em SP, temos no SESC Pompéia a banda Perotá Chingó, que é formada pelas vocalistas argentinas Lola Aguirre e Julia Ortiz, mais um guitarrista uruguaio e um percussionista brasileiro.

PEROTA 1

O grupo é um fenômeno da internet e seus clipes caseiros já chegaram a mais de 6 milhões de visualizações.

O álbum de estreia é do ano passado e leva o mesmo nome da banda.

yusa 1

E por último, direto de Buena Vista, Havana, Cuba, vem se apresentar o grupo Yusa Trio. Yusa, vocalista, começou a estudar violão aos 6 anos na escola primária. Com o tempo, decidiu concentrar-se em um tipo particular de violão cubano chamado de “três” – referindo-se a seus três pares de cordas – e começou a tocar em bares da Havana e vários clubes. Yusa é multi-instrumentista e toca guitarra, baixo, teclado e percussão. Seu estilo é misturado: funk, jazz, rap, e alma, mantendo o seu patrimônio e origens africanas e caribenhas antigas. Vale a pena vê-la no dia 3 de Dezembro no Auditório do Ibirapuera.

Hasta la próxima!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *