Popload nos festivais: conheça três nomes da nova cena da Islândia, destaques no Airwaves’14

>>

* A Popload segue de olho nos principais festivais de música pelo mundo. Sob a ótica da Talita Alves, este espaço fala do Iceland Airwaves, festival de música alternativa que há quase duas décadas acontece na fria Islândia, terra da Björk, que será palco do último show ever do complicado The Knife. A Talita, neste primeiro texto, dá destaque para algumas bandas locais.

Um festival que acontece na Terra do Gelo, com aurora boreal, vulcão e elfos. São 16 anos de Airwaves, que começou no hangar do aeroporto islandês em 1999. Nem parece que o evento acontece há tanto tempo assim, talvez porque a Islândia ainda seja vista como um destino imaginário, demais para ser de verdade – e é mesmo. Minha segunda vez aqui, a primeira foi num verão. Quer dizer, o que eles chamam de verão. Para um bom brasileiro, 14 graus com muito vento está longe de ser motivo para andar só de camiseta por aí como os islandeses fazem na época mais quente do ano pra eles. As temperaturas baixam ainda mais agora no outono. Um frio de quebrar os ossos, que te dá ainda mais motivos pra virar shots de Brennivín (a cachaça deles) e se esquentar.

Mais um evento sold out. O último convite para o Airwaves foi vendido um mês antes do seu início. São 220 artistas: a maioria da Islândia, menos da metade dos nomes são de atrações internacionais. Além do festival em si, o Airwaves leva um pouco das atrações para outros lugares com uma programação off venue, que são shows gratuitos fora do circuito.

Fazer a lista das apresentações que eu queria ver foi a parte que mais deu trabalho. Queria adiantar três nomes islandeses que fizeram shows bem bacanas.

**
071114_asgeir– Ásgeir
Ele é muso, está fazendo um baita sucesso por aqui e tem só 22 anos. Ásgeir foi escalado para tocar na Harpa, no palco que vai receber as principais bandas do evento. Ele cantou e conversou com o público em islandês, achei respect.

**
071114_mammut– Mammút
A banda se apresentou no espaço KEXP (rádio de Seattle), num formato bem intimista, e transformou a sala do hostel num espetáculo viking. Som pesado e cheio de gritos, com uma vocalista bem doidinha e que tem uns agudos parecidos com o da Björk.

**
071114_fmbelfast– FM Belfast
O show deles também foi no KEXP, mas o grupo vai ser apresentar na Harpa hoje também. Digamos que no hostel foi um preview da bagunça que eles vão armar pra noite. Uma banda feita de caras e uma menina, sendo que um dos caras parece aqueles coelhinhos de comercial de pilha – ele não para um minuto.

* Amanhã vai ser o grande dia, o mais esperado de todos. Caribou, Future Islands, Hozier, Perfect Pussy e The Knife fazendo o último show da vida.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *