Popload na Jordânia, vendo o que Moisés viu, mas não vendo a Jane Birkin. E achando estranho a história dos "beijinhos árabes"

>>

* Popload na Jordânia, Oriente Médio. Obama está na área também. A Jane Birkin também. Onde Moisés esteve, há “alguns” anos atrás, avistando a Terra Prometida.

* Galera aqui se cumprimenta com beijinho também. Homens inclusive. Mas tem um detalhe. Dois detalhes. Parece que alguns personalizam os beijinhos por turmas. Tipo “minha turma tem um jeito próprio de falar oi”. Ontem, num restaurante-balada a que fomos aqui em Amã, tinha um grupo de meninas que se dava um beijinho de um lado do rosto e dois seguidos no outro. Entendeu? Perguntei para um local e ele disse que, além disso, você cumprimenta um amigo/amiga com mais ou menos beijo de acordo com seu nível de amizade com a pessoa. Então, se o cara/mina for “brother”, ele/ela pode sair com quatro, cinco beijinhos. Se for apenas um “conhecido” de passagem, ou estar sendo visto pela primeira vez, apresentado na hora, um ou dois. Isso talvez de confusão. Pensa você chegando a uma roda com umas quatro pessoas em que tem amigos próximos e outros não tão próximos, mas pensam que são próximos. Você dar quatro beijinhos em uma delas e dois ou um em outra já deixa claro no círculo o seu nível de amizade. O outro pode se sentir preterido. Vou apurar melhor essa história…

* Caraca. A Jane Birkin fez um show aqui em Amã na terça-feira e eu só soube agora. Amã na rota dos shows internacionais, tipo o Brasil, haha. A apresentação aconteceu no Al Hussein Cultural Centre, perto do hotel onde eu estou. A atriz inglesa, mãe da Charlotte Gainsbourg, no passado uma das mulheres mais lindas da história e famosa entre várias coisas por ser mulher e lolita do mitológico cantor francês tarado Serge Gainsbourg e pelo dueto na escandalooooosa canção “Je t’Aime… Moi Non Plus” nos anos 60, está em turnê mundial com o show “Serge Gainsbourg and Jane via Japan”. Birkin cantando músicas de Gainsbourg e acompanhada por músicos japoneses. Não achei vídeo no Youtube da apresentação. Talvez se eu procurasse escrevendo árabe… Mas encontrei uma foto, do “The Jordan Times”, jornal local escrito em inglês. Aos 66 anos, Birkin ainda dá um caldo. Com todo o respeito, Serge! Foto acima de Muath Freij.

* A Popload está na Jordânia, Oriente Médio, a convite do Jordan Tourism Board.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *