A POPLOAD agora abre espaço aos sábados para alguns colaboradores! Felipe Evangelista, fanático por hip-hop, responde pela coluna “Popload Beats”. Nesta semana, ele destaca a onipresente e incrível “crew” da Califórnia Top Dawg Entertainment.
Popload Beats — por Felipe Evangelista
O futuro do hip-hop passa por aqui
Com a cena do hip-hop mudando todos os dias, é complicado tentar prever o que vai acontecer nos próximos anos. É impossível cravar quais os artistas estarão no topo, quais revelações vão vingar ou qual astro vai perder o encanto. A história mostra isso. Quem diria que 50 Cent, rapper que já vendeu mais de 13 milhões de um mesmo disco, seria um mero coadjuvante nos dias de hoje?
Com toda essa incerteza, uma crew da Califórnia parece ser a exceção. Os rappers da Top Dawg Entertainment vêm, um a um, mostrando que o futuro do hip-hop passa por essa gravadora independente fundada em 2004 pelo ex-produtor Anthony “Top Dawg” Tiffith. Se o nome TDE não lhe parece comum, talvez Kendrick Lamar, a maior estrela do grupo, faça você entender o peso que essa label tem hoje na cena do hip-hop.
Tido por muitos como a grande estrela do hip-hop atual, K-Dot foi o segundo rapper a assinar com a TDE. Com apenas 16 anos, ele chegou ao estúdio de Top Dawg e depois de alguns minutos já tinha chamado a atenção do futuro patrão. Em entrevista concedida à revista “Vibe” no ano passado, Tiffith contou como foi o primeiro encontro com o rapaz que dez anos mais tarde seria considerado uma das maiores revelações da música americana.
“Eu sabia que Kendrick poderia ser o maior jovem da cena. Honestamente, quando eu o ouvi aos 16 anos, com o conhecimento que ele tinha, sabia que ele seria grande. Quando entrou no estúdio pela primeira vez, eu o coloquei na cabine e botei essa batida dupla pra tocar, tentando fazer ele se soltar. Ele foi lá e se soltou. Então eu fiquei tentando fingir que não estava prestando atenção. Ele percebeu que eu não estava dando bola e começou a ficar maluco. Eu olhei pra cima e fiquei tipo, ‘Caramba. Ele é um monstro!’. Então no dia seguinte eu dei um contrato para ele.”
Kendrick começou a chamar a atenção da mídia em 2012 com o lançamento do álbum “Good Kid, M.A.A.D. City”. O projeto teve como produtor executivo ninguém menos que Dr. Dre, o novo parceiro da Apple e o “primeiro bilionário do hip-hop”. Por aí a gente já começa a ver o peso que o cara carregava na época do lançamento. Além de Dre, o trabalho traz produções de Just Blaze, Pharrell Williams, T-Minus e Hit-Boy. Só fera!
O sucessor de “Good Kid, M.A.A.D. City” está previsto para ser lançado em meados de setembro. Até lá, Kendrick vai colecionando participações nos mais diversos estilos. Nos últimos meses, esteve envolvido em trabalhos com Alicia Keys, Imagine Dragons e Tame Impala.
Se K-Dot já está consolidado na cena, ainda não podemos dizer o mesmo dos seus parceiros de gravadora. Hoje, o elenco da TDE conta com Jay Rock, ScHoolboy Q, Ab-Soul e os novatos Isaiah Rashad e SZA. Essa última, a única integrante feminina da crew. De todos, o mais antigo é Jay Rock. Na TDE desde a sua criação, o rapper de Los Angeles lançou o seu primeiro álbum em 2011. Com o título de “Follow Me Home”, o projeto trouxe diversas participações de artistas já consagrados. Além de Kendrick, participaram Rick Ross, Lil’ Wayne, Chris Brown, Tech N9ne e will.i.am.
Outro que está começando a escrever a sua história no hip-hop é ScHoolboy Q. O rapper dos chapéus mais style do hip-hop lançou o seu último álbum, o bom Oxymoron, em fevereiro. Puxado por “Man Of The Year”, um dos hits mais bombados dos últimos meses, o álbum vendeu 139,000 cópias na primeira semana nos Estados Unidos e estreou em primeiro lugar no Billboard 200. Mesmo não sendo um trabalho tão marcante como “good kid, m.A.A.d city”, o projeto de Q tem os seus méritos e consagra de vez o trabalho feito pelo time da TDE.
O próximo da lista dos lançamentos é Ab-Soul. O rapper, que está na TDE desde 2007, já lançou dois álbuns pela gravadora. O último foi “Control System”, lançado em 2012 e aclamado por crítica e público. Tamanha repercussão começou a gerar grandes expectativas sobre o próximo trabalho do rapper cabeludo. Foi aí que no começo do mês ele divulgou o primeiro detalhe do projeto novo. O álbum vai se chamar “These Days…” e está previsto para ser lançado em 24 de junho. Enquanto isso, Soul vem saciando a vontade dos seus fãs com lançamentos constantes nas redes sociais.
Soul também é um dos integrantes do Black Hippy, grupo formado em 2009 por ele, Kendrick, Q e Rock. Até agora eles só estiveram juntos em pequenos trabalhos, mas em breve a gente vai ter a oportunidade de ouvir um projeto inteiro do grupo. Dave Free, co-presidente da TDE, confirmou à revista “Billboard” que um álbum do grupo está nos planos para 2014.
Enquanto o álbum não chega, K-Dot e companhia vão aos poucos escrevendo os seus nomes na história do hip-hop. Pode ser que o futuro do gênero seja impossível de ser previsto, mas, se a TDE continuar com o trabalho feito até agora, a garantia do sucesso é certa. Estamos de olho!
*Felipe Evangelista tem 27 anos e passou mais da metade da vida ouvindo hip-hop. É administrador e aspirante a produtor musical.
..