>>
* A musa indie inglesa PJ Harvey, condecorada pela rainha por sua contribuição às artes, vai lançar no ano que vem um vinil comemorativo de seu marcante álbum “Is This Desire?”, que tem uma efeméride quebrada. O altamente elogiado quarto disco de Polly Jean, que saiu em 1998, marcou uma guinada na carreira da cantora e instrumentista, que deixou de fazer as guitarras gritarem bastante em suas canções para transformar seu som em algo mais atmosférico, trabalhado, muito por conta do time de músicos absurdos que ela juntou para colaborar com o disco e acompanhá-la em shows ao vivo, na linha John Parish, Mick Harvey, Rob Ellis, Eric Feldman.
Essa edição nova de “Is This Desire?” comemorativa de algo não sai sozinho. Vem com uma compilação de demos do álbum, à parte.
Na época, PJ Harvey fez um vídeo para a faixa de abertura do disco, “Angelene”, que seria o terceiro single do álbum e acabou nunca lançado. Até hoje.
A idéia do vídeo abortado, que vem a conhecimento hoje, era fazer no estilo filme de 16ml e usando fotos polaroids sequênciais, com movimento ou não, dela sozinha ou com amigos, tipo tiradas em cabines (era anos 90, né?).
“Eu lembro querer dar ao vídeo, pelas fotos, um tom de passagem do tempo, pois eu estourei as imagens para elas aparecerem gastas, descoloridas”, disse a diretora Maria Machnacz. “Eu botei um monte dessas polaroids no bolso na minha calça jeans e botei ela na máquina de lavar, para ver como ficava o resultado, filmando depois.”
Bom, se a diretora queria dar um tom de passagem de tempo ao vídeo da PJ Harvey, até por ele ter sido lançado agora, 21 anos depois de feito, tudo não poderia sair mais perfeito.
****
* No começo desta semana, o documentário de PJ Harvey, chamado “A Dog Called Money”, foi exibido numa seção única online, depois de passar 2019 sendo mostrado em festivais de cinema cool do planeta, tipo Berlim e Veneza.
“A Dog Called Money” é nome de uma música bônus do discaço “The Hope Six Demolition Project”, seu novo álbum, o último de seus lançamentos de estúdio e o responsável pela artista vir fazer show no Brasil em 2017, trazida pelo cóf cóf Popload Festival.
O documentário, que vai passar em algum desses serviços de streaming em breve embora já possa ser encontrado “por aí”, pelo que parece, tem o seguinte trailer:
>>