Ozzy e o Black Sabbath original anunciam data oficial de despedida. Também, o maior show de heavy metal de todos os tempos

Papo que começou a ganhar força no final do ano passado, foi anunciado hoje de forma oficial a volta para um único ato do Black Sabbath. O ato, neste caso, é o da despedida oficial.

“Back to the Beginning” será a última celebração em placo dos quatro integrantes originais do grupo ícone da história do rock e acontecerá na terra natal deles, Birmingham, no estádio Villa Park, dia 5 de julho.

“É minha hora de voltar ao começo, a hora de retribuir tudo ao lugar onde nasci. Sou muito abençoado por fazer isso com a ajuda de pessoas que amo. Birmingham é o verdadeiro lar do metal. Birmingham para sempre”, disse o grande Ozzy.

O festival deverá ter dois momentos “Ozzy”. Uma apresentação solo mais curta e o show completo dele com seus companheiros Geezer Butler, Tony Yommi e Bill Ward. Ward, o baterista fundador, volta ao Sabbath depois de 20 anos afastado da banda.

Gigantes do metal como Metallica, Slayer, Pantera, Gojira, Halestorm, Alice In Chains, Lamb of God, Anthrax e Mastodon estão no line-up.

Além deles, um grande time de estrelas está convidado para o evento. Nomes como Billy Corgan (The Smashing Pumpkins), David Draiman (Disturbed), Duff McKagan & Slash (Guns ‘n Roses), Frank Bello (Anthrax), Fred Durst (Limp Bizkit), Jake E Lee, Jonathan Davis (Korn), KK Downing, Lzzy Hale (Halestorm), Mike Bordin (Faith No More), Rudy Sarzo, Sammy Hagar, Scott Ian (Anthrax), Sleep Token ii (Sleep Token), Papa V Perpetua (Ghost), Wolfgang Van Halen e Zakk Wylde estão confirmados.

O grande Tom Morello será o responsável pela organização do show que, segundo ele, “será o maior show de heavy metal todos os tempos”.

Além do ar histórico, todos os lucros serão destinados para instituições beneficentes de Birmingham.

Todos os lucros irão para as instituições de caridade: Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice, um Children’s Hospice apoiado pelo Aston Villa.

A apresentação surge após uma grande incerteza sobre a possibilidade de vermos Ozzy em ação novamente. No início de 2023, o astro anunciou que foi recomendado por seus médicos a se aposentar dos palcos. Àquela altura com 74 anos, Ozzy disse que sua condição física se deteriorou bastante após uma cirurgia complexa de coluna realizada em 2019, em decorrência de uma queda sofrida por ele em sua própria casa. Não bastasse a queda, o incidente agravou um problema físico antigo de Ozzy, que tem sequelas de um acidente de quadriciclo, ocorrido há mais de 20 anos. Na ocasião, Ozzy anunciou que não faria mais shows, chocando seus fãs ao redor do mundo. Desde então, ele tem se dedicado a se recuperar o máximo possível para fazer, ao menos, “um ou dois shows de despedida”.

Agora, eles chegaram.