>>
* Daquelas lembranças que parecem de “outro dia”, mas que faz 20 anos, hoje o Coldplay comemora duas décadas de seu grande disco de estreia, “Parachutes”, lançado no dia 10 de julho de 2000. O álbum, solto ali num interlúdio estranho da música indie britânica pós-britpop e pós-“OK Computer”, do Radiohead, já cabia no novo rock deflagrado no ano seguinte por Strokes e White Stripes.
O Coldplay, com este disco e o próximo, “A Rush of Blood to the Head”, seguiu direitinho a tradição britânica da “busca pelo pop perfeito”. Que nunca chega, mas que pelo caminho deixa tesouros valiosos.
“Parachutes” é carregado de singles marcantes da melhor fase da banda, seu início menos “grandioso”. São dele as músicas “Shiver”, o megahit “Yellow”, “Trouble” e “Don’t Panic”. Em números divulgados hoje, o disco já vendeu 13 milhões de cópias no mundo.
A banda não preparou grandes edições de luxo para comemorar os 20 anos de “Parachutes”, mas deu um tapa na qualidade dos vídeos dos singles. É o que temos.
Já começou com o White Stripes e seu “De Stijl”, há poucas semanas. Passa por este “Parachutes”. E de agora em diante um monte de disco “clássico indie” caros a nós aqui da Popload vai começar a fazer aniversário de 20 anos. No ano que vem vai ser o “Is This It”, dos Strokes. Pensa.
>>
Então quer dizer que faz um pouco menos de 20 anos que em uma gondola de CDs em promoção em encontrei essa joia por R$ 5,00.