>>
* Um dos maiores discos indie da história, o fundamental “OK Computer”, do Radiohead, completa 20 anos nos próximos dias. Foi às lojas em 21 de maio no Japão, primeiro de tudo, mas a data a ser comemorada é a de 16 de junho, o lançamento do álbum na Inglaterra.
Há alguns dias, a banda de Thom Yorke começou a dar pistas de que os 20 anos do disco que tem “Paranoid Android”, “Karma Police”, “No Surprises” e mais nove canções marcantes, e que representou uma virada na carreira da banda e na da música independente na época, vão ser bem comemorados. Alguns pôsteres “misteriosos” começaram a aparecer em muros do mundo todo, em cidades como Berlim, Nova York, Paris e Londres. De Chicago a Indonésia. De Amsterdã a Melbourne.
Os pôsteres carregavam mensagem política transformada em street art, na linha “Less contact between rich and poor/ more hostility towards the poor” e “Less political participation/ WORSE POLITICIANS/ More fear”. Com os anos 1997 e 2017 no fim, indicando os 20 anos.
Toda a ação de pôster, fãs começaram a especular, estaria ligada ao tipo de arte promocional do álbum original, nos anos 90 e tem o estilo ou a cadência da voz do robô que derrama frases na ~música~ “Fitter Happier”, faixa do “OK Computer”.
Hoje de manhã, a banda soltou em suas redes sociais um vídeo-teaser de 30 segundos que tem uma voz metálica de uma garota lê a letra da música “Climbing up the Walls”, outra musicaça do “OK Computer”. A voz, distorcida, vem em cima de visual de uma tela de um computador antigão aparentemente com problemas, com a frase “Program Radiohead” e “1 REM” escrito.
Abaixo, alguns dos pôsteres que apareceram no planeta, dando pistas dos 20 anos do “OK Computer”.
* Em Shoreditch, em Londres
* Na Indonésia
* Nos EUA
>>