Ultimamente, quando você sintoniza rádios ou redes sociais a procura de notícias da música inglesa, basicamente você encontra infos e desdobramentos das comemorações dos 30 anos do primeiro disco do Oasis, o fantástico “Definitely Maybe”.
((Nem vamos aqui entrar na conversa de qual é seu álbum preferido, se este ou se o segundo, o “(What´s the Story) Morning Glory?”))
Seja na pessoa do Liam Gallagher, que está fazendo na marra e sem consultar seu mano Noel Gallagher se ele, como dono das músicas, autoriza ou não, uma bombástica turnê britânica de comemoração do aniversário do discão début da banda de Manchester.
(Dave Grohl foi no show de Londres na terça, levou as filhas (veja elas abaixo, com o Liam), foi visto dançando Oasis, emendou um camarim depois da apresentação…).
E tem o “espólio” do Oasis, o selo do próprio grupo com distribuição da Sony, que fica lembrando em lançamentos os 30 anos do “DM”, cuja robusta edição comemorativa deluxe remasterizada sai no fim de agosto.
Hoje, lançaram oficialmente um single especial para a espetacular “Columbia”, mais de 7 min de uma deliciosa versão longa e bem mexida por Noel para a música do álbum de 1994. Esta versão vai estar no “Definitely Maybe” 2024.
A “Columbia” mostrada hoje é a “Sawmills Outtake”, em que o produtor Noel Gallagher enche de “hypnotic rhythms” a versão orginal, aproximando ela da tendência indie dance viajante da era Stone Roses, “Screamadelica” (Primal Scream).
Sawmills é o estúdio onde eles começaram a gravar o disco, um lugarejo na ponta de baixo da Inglaterra, quase no Canal da Mancha, em Cornwall, também brasileiramente conhecida como Cornualha.
“Columbia”, a versão normal do disco, é considerada uma das primeiras músicas composta pelo Oasis como banda. Data de 1991. Foi tocada ao vivo pela primeira vez num showzinho do Oasis na Manchester deles, em 1992.
A versão “Columbia (Sawmills Outtake)” burilada por Noel é esta belezura aqui embaixo.