Temos aqui, na íntegra, um dos destaques da edição do megafestival Lollapalooza, que aconteceu em Chicago neste final de semana: os californianos do Deftones com seu setlist de 14 músicas em uma horinha de show.
Banda de Sacramento que surgiu ali em meados dos anos 90, bem no meio da cena/berço do new metal, mas que furou totalmente a bolha e expandiu bem seu público muito graças a sua mistura que vai do metal alternativo ao shoegaze com um naturalidade só deles, o Deftones parecia uma banda de tios no meio de um sem-número de grupos novinhos que ilustravam o pôster desta edição do Lolla matriz.
Talvez esse tenha sido uma das razões que o grupo de Chino Moreno foi considerado pela “Rolling Stone” americana como o grande nome do festival.
No show, ainda que desfalcado do seu guitarrista Stephen Carpenter, o Deftones mostra, pode ver no vídeo abaixo, uma ótima fase ao vivo, com backing vocals do guitarrista substituto e do baixista reforçando e fazendo a diferença nos momentos mais pesados.
Apesar de vários clássicos e abrangendo boa parte da discografia, a ausência de alguns hits importantes, como “7 Words” (do disco de estreia de 1995, “Adrenaline”) e “Back to School” deixam bem claro que um hora de Deftones é muito pouco.
***
* As imagens do Deftones usadas para este post são de Ismael Quintanilla III.
** O texto teve aquela força costumeira do poploader Alexandre Gliv Zampieri.