O Nirvana, os Ramones e a morte do punk

>>

* Não é bem isso, mas é mais ou menos isso.

Pegando carona nessa “polêmica” atual que agitou a semana, sobre as camisetas dos Ramones no dia do rock do Rock in Rio 2013 (* ver a internet brasileira…), e tendo em vista ainda a história BI-ZA-RR-A da senhora que comprou três camisetas do Nirvana pra ela, pra irmã e pra MÃE porque achou que o smiley zoado que é símbolo da banda passava uma “mensagem positiva” (publicada aqui na Popload anteontem), vou de encontro a um post muito ilustrativo do genial Buzzfeed também de ontem, cujo título é “23 evidências de que o punk está morto hoje”.

Você sabe, o Nirvana liderou uma movimentação no final dos 80, começo dos 90 que juntou uma horda suja de bandas barulhentas de punk, hardcore, heavy metal e a mistura de tudo e botou nos lares das famílias americanas, britânicas, brasileiras, mundial. Era a gritaria de Cobain arrebentando com o muro que separava o som alternativo do mainstream. A tal última grande revolução do rock, na qual foram lá o Nirvana e companhia bela aparecer na TV normal, nas rádios normais, nos jornais normais, nas revistas normais. 1991, quando o disco “Nevermind” foi lançado, e por outros motivos conjuntos, ficou conhecido como “The Year That Punk Broke”.

Mas, desde então, por conta disso, a concepção do que era alternativo, independente, ficou meio atrapalhada.

Eis que chegamos a 2013, às camisetas do Ramones no Rock in Rio e à senhora com camisetas do “alto astral” do Nirvana. E ao post do Buzzfeed sobre as evidências de o punk estar mortinho. Através de fotos, algumas destacadas abaixo, tipo…

1. A almofada à la Ramones do One Direction:

2. O treta John Lydon, do Sex Pistols, fazendo comercial de… margarina

3. O lendário CBGB virando loja do John Varvatos, onde uma jaqueta de couro custa até 2.500 dólares

4. Camiseta do Ramones tendência, combinando com outras peças de roupa no corpinho da Fergie

5. A queridinha pop coxinha da meninada com visual punk

6. O One Direction é o novo punk, pelo visto

7. Camiseta do Minor Threat (do Minor Threat!!!!) vendendo na Urban Outfitters

8. Punk tendência na sofisticada e luxuosa Bloomingdale, pensa

9. A camisa que indica o Mickey Mouse como substituto do Ian Curtis no Joy Division. Ou mais ou menos isso

>>