>>
Banda Inky será uma das atrações do intercâmbio indie
Duas das praças com cenas cada vez mais fortes na música alternativa do país, Goiânia e Natal vão exportar parte de sua cultura indie para a Europa. Em uma ação intermediada pela A Construtora, os festivais DoSol (RN) e Bananada (GO) “enviarão” para a gringa seus conceitos e ações em uma espécie de intercâmbio que inclui o incrível e moderno Primavera Sound, festival espanhol que já tem há alguns anos seu braço em Portugal.
Palestras e shows envolvendo artistas brasileiros e europeus estão entre as diversas atividades que formam uma agenda interessante no velho continente. “Temos ótimas relações institucionais dos dois festivais com a cena europeia. Juntos, Dosol e Bananada já circularam dezenas de artistas internacionais e isso só aumentou nos últimos anos com a nossa aproximação com o Primavera Sound, um dos maiores festivais da Europa, e com vários parceiros na Alemanha, Inglaterra e Portugal. Foi natural rumarmos as nossas atividades para a Europa para aumentar essa ponte e envolvimento”, afirma o coordenador do Festival Bananada, Fabrício Nobre.
Os festivais vão promover juntos três noites de shows em Lisboa e Porto mesclando artistas brasileiros e portugueses. Estão no lineup Water Rats (BR), Inky (BR), O Terno (BR), Aldo The Band (BR), Solar Corona (POR), Bad Legs (POR), além de participações do Legendary Tigerman (POR) e Hélio Morais dos PAUS (POR). Os artistas brasileiros também seguem para shows no Primavera Sound em Barcelona, em ação promovida pelos próprios festivais.
“Para o DoSol, as ações na Europa são muito estratégicas do ponto de vista da circulação. Voar de Natal para Lisboa é quase a mesma distância de chegarmos em Porto Alegre por exemplo, e naturalmente também temos uma grande circulação de europeus na cidade. Tudo isso nos aproxima muito daquele cenário. Estamos muito orgulhosos de fazer ações com os parceiros portugueses e espanhóis e tomara que isso seja só o começo de uma relação duradoura”, enfatizou Anderson Foca, do Festival DoSol.
O Bananada rola em Goiânia sempre no mês de maio. Neste ano, a edição 2016 acontece na semana dos dias 9 a 15. Já o DoSol acontece em Natal e em dezenas de cidades do nordeste brasileiro durante todo o mês de novembro. Em 2015, cerca de 40 mil pessoas acompanharam os dois eventos.
A agenda da função Europa ficou assim:
BANANADA + DOSOL tour PORTUGAL + ESPANHA
====
BANANADA + DOSOL (at Musicbox) – Lisboa
O TERNO, ALDO THE BAND and special guest HELIO MORAIS (PAUS):
Thursday 26th May, 8:00 pm
INKY , WATER RATS and special guest THE LEGENDARY TIGERMAN:
Friday 27th May, 8:00 pm
BANANADA + DOSOL (at Cave 45) – Porto
SOLAR CORONA, O TERNO , INKY, BAD LEGS:
Saturday 28th May, 10:00 pm
PRIMAVERA SOUND NightPro (at Parc del Forum) – Barcelona
O TERNO : Thursday 2nd June
INKY: Thursday 2nd June
ALDO THE BAND : Saturday 4th June
WATER RATS : Saturday 4th June
PRIMAVERA PRO DayPro (at CCCB) – Barcelona
BANANADA + DO SOL Showcase
ALDO THE BAND : Sunday 5th June
O TERNO : Sunday 5th June
INKY : Sunday 5th June
WATER RATS : Sunday 5th June
===
DayPro Conference – Panels
“El negocio musical en Latinoamérica en 2016” : 1st jun 2016 @ CCCB (Auditorio)
Fabricio Nobre (A Construtora Musica e Cultura), Roberto Montero (Epicentro), Noemí Planas (UFI / Impala), José Velásquez (Veltrac Music / IMIP), Gabriel Turielle (MMF LATAM)Abraham López (Managers Anónimos). Moderador: Oliver Knust (IMI Chile)
“Experiencias Brasileñas con Incubadoras Musicales” : 1st jun 2016 @ CCCB (Sala Raval)
Anderson Foca (Incubadora DoSol), Fabio Pedroza (Agencia Circula),Daniel Domingues (Nós de Rede). Moderador: Fabricio Nobre (A Construtora Musica e Cultura)
“Pueden los Festivales ser espacios sociales y políticos?” : 2nd jun @ CCCB (Auditorio)
Fabricio Nobre (A Construtora Musica e Cultura), Sid Sharma (Shambala), Jerome Trehorel (Vieilles Charrues Festival) Huw Stephens (Radio One / Swn festival). Moderadora: Ruth Daniel (UnConvention)
*** Foto de abertura da ALDO The Band na home por Henrike Azevedo.
>>