O hype se estabelece. Kaytranada rapa tudo e é o melhor da música canadense hoje

>>

200916_kaytranada2

Saca o Kaytranada, né? Nascido Louis Kevin Celestin, 24 anos, metade haitiano, metade canadense. De recente passagem pelo Brasil, ele é o novo hype da música canadense, que nos últimos tempos ofereceu ao mundo o Arcade Fire, o Drake e a Grimes.

Novo bamba do indie por lá, se a gente abarcar no indie canadense o eletrônico e uma certa levada soul-hip hop, Kaytranada se lançou Kaytradamus, há tipo quatro anos. À época, investiu em eletronices na linha da house music. Soltou um EP um ano depois, “Kaytratodo”, bem elogiado no circuito alternativo canadense. Despertou a atenção de outros artistas como o também revelação Anderson .Paak e BADBADNOTGOOD, só para citar dois nomes da mesma turma. Lançou neste ano seu primeiro disco cheio, “99.9%”. Tão bom, mas tão bom, que acabou de ganhar o respeitado Polaris Music Prize, principal premiação da música canadense, um dos mais honestos desses “prêmios de música”.

“99.9%”, o disco, bateu fortes concorrentes como “Art Angels” (Grimes) e “IV” (Black Mountain). O álbum tem 15 faixas e convidados especiais como Vic Mensa, Little Dragon e AlunaGeorge. Inspirado até em MPB. Não é, Gal?

Só para reforçar: Kaytranada foi um dos principais nomes do Sónar de Barcelona neste ano e causou certa correria no Øya festival, onde a Popload acompanhou tudo de perto, depois de ter um show surpresa anunciado de última hora para substituir a Anohni, já com ingressos esgotados. Uma certa galera norueguesa fã do cara tentou de tudo para entrar no festival aos 45 do segundo tempo, mas…

Polaris Music Prize 2016 – Discos indicados
Black Mountain – IV
Basia Bulat – Good Advice
Grimes – Art Angels
Carly Rae Jepsen – E•MO•TION
Kaytranada – 99.9%Jessy Lanza – Oh No
PUP – The Dream Is Over
Andy Shauf – The Party
U.S. Girls – Half Free
White Lung – Paradise

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *