>>
* “As guitarras estão de volta”, grita esperançosa a BBC inglesa. Novo orgulho musical britânico, a banda de moleques Palma Violets lança seu disco de estreia hoje, depois de muito barulho no ano passado (e no começo deste) com seus singles, especialmente a incrível “Best of Friends”, que puxa o álbum.
“180”, o debut em disco, está em streaming desde a semana passada no site oficial da banda, já informou a Popload em post antigo. O álbum, que tirou o nome ao estúdio da banda onde eles costumam ensair, em Londres, já estava devidamente vazado havia dias. E isso pega, quando o assunto é Palma Violets.
A banda é cara ao rock inglês por uma série de fatores. Porque resgata um passado recente do som britânico que a molecada ama, tipo roquinho sujo nível Libertines. Inclusive, Sam Fryers e Chilli Jesson, os dois vocalistas, vivem no palco um bromance forte tipo Carl Barat e Pete Doherty. BFF.
Outra: a banda construiu na internet a maior-base-de-fãs-montada-sem-mesmo-ter-o-primeiro-álbum-lançado quase no mesmo patamar que o Arctic Monkeys conseguiu, para citar outra formação que seguiu a linhagem Libertines que está sendo seguida agora pelo Palma Violets. Por isso o vazamento do disco foi muito significativo. Porque os shows já abarrotam há tempos e a galera conhece todas as músicas de cor, sem a necessidade de ter um registro discográfico oficial.
Por fim, o quarteto rebusca o passado inglês para forçar a mão no sempre palatável punk de garagem, mas não está desconectado do “som da molecada” de hoje, que está encantada com novas cores psicodélicas desde que o Tame Impala caiu no “gosto popular”. Assim, o Palma Violets faz um som punk-psicodélico atual e old school ao mesmo tempo, por mais bizarra que essa junção possa soar.
E nessas o grupo já lidera uma interessante onda de novas bandas britânicas boas que estão aparecendo desde 2012, depois de uma terra arrasada de homens e ideias no rock inglês.
O Palma Violets fez shows barulhentos, recentemente, em clubinhos americanos, outro bom sinal da “fama internética”. Isso não costuma ser fácil para bandas inglesas. Agora no começo, o grupo inglês volta aos EUA, para uma apresentação na vitrine do festival texano South by Southwest. E a partir daí começa turnês inglesa, europeia, americana e festivais de verão que vão fazer o PV ser um dos grupos mais falados do ano, certeza.
Abaixo, de poucos dias atrás, o Palma Violets tocando seu pequeno hino “Best of Friends” em session para o 6Music, canal radiofônico da BBC. Na sequência, “We Found Love”, outra de “180”, tirada de show de uma semana atrás no País de Gales.
>>