O declínio do britpop ganha seu filme definitivo. Veja o trailer de “Kill Your Friends”

>>

Screen Shot 2015-08-25 at 7.19.57

* 1997 foi um ano crucial para a música britânica. O Oasis lançou seu mais ambicioso disco, “Be Here Now”, que era até bom, mas tão exageradamente produzido e calculado para fazer sucesso que o próprio Noel Gallagher sentiu que ele representava o início do declínio do britpop, a mais popular e significativa revolução sonora que os ingleses assistiram nos últimos tempos. No mesmo ano, o Blur, outro pilar do movimento que resgatou o orgulho dos ingleses para além da música, a chamada “Cool Britannia”, soltou o “mais americano” de seus álbuns, porque queria ser mais próximo ao Pavement do que pertencer à mesma cena de Supergrass, Verve e Placebo.

A coisa claramente estava mudada. Em 1997 ganharia força as boy bands e as superbritânicas Spice Girls lançaram seu primeiro disco nos EUA e viraram definitivamente “os novos Beatles” da música pop-bobagem e feminina. O Radiohead lançou o crucial “OK Computer”, seu terceiro disco, fugindo de vez do britpop e apontando para o experimentalismo, para o jazz de vanguarda, para o krautrock alemão, para tudo o que fosse esquisito à cena pop inglesa típica e bilionária. Para completar, o Chemical Brothers e o Prodigy lançaram seus discos cruciais, levaram a eletrônica para as massas e para as rádios de rock, invadiram os Estados Unidos e mandaram um recado direto ao britpop: “Smack my bitch up”.

Screen Shot 2015-08-25 at 7.19.33

é nessa bagunça de músicos e ideias que confundia a Inglaterra no decretado fim da era britpop que se ambienta a história de “Kill Your Friends”, uma comédia de humor negro, bem britânico, que entra em cartaz no Reino Unido e França no comecinho de novembro, mas é mostrado agora em setembro no importante festival de cinema de Toronto, no Canadá.

O filme acaba de ter seu primeiro trailer divulgado. É baseado em famoso romance publicado em 2008 pelo escocês John Niven, que antes de virar escritor trabalhou por muitos anos em cargos variados no seio da indústria musical britânica.

Dirigido por Owen Harris (“Skins”) e estrelado pelo bombado ator inglês Nicholas Hoult (“Mad Max”, “Warm Bodies – Meu Namorado É um Zumbi”), “Kill Your Friends” mostra o olhar de dentro da indústria musical britânica na busca desesperada pelo novo hit, para manter a fabriquinha do britpop viva e continuar abastecendo a cena de dinheiro, ganância, mulherada, drogas e a p*rra toda. Mas, num mundo musical de pernas para o ar depois de seu grande auge, o rapaz Steven Stelfox (Hoult) vai ter uma certa dificuldade em criar “músicas matadoras”. E tudo passa a gloriosamente a sair do controle. Ainda mais.

A música original de “Kill Your Friends” foi composta pelo produtor holandês Junkie XL, nome forte do big beat e da cena eletrônica no começo dos 2000. A trilha sonora do filme vai conter clássicos da turma toda: Oasis, Blur, Chemical Brothers, Prodigy, Radiohead…

O primeiro trailer a sair de “Kill Your Friend” pode ser visto abaixo.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *