>>
* Não era difícil de prever isso, mas agora com data marcada para morrer o CD enquanto formato físico de veiculação musical deve ser abandonado oficialmente por gravadoras no final do ano que vem. A notícia, mesmo negada pelas majors, vem ganhando ampla divulgação em blogs e sites americanos ligados à indústria, tipo este. Isso se não pararem de fabricá-los ANTES.
Os novos lançamentos a partir de 2013 vão ser apenas na forma digital, via iTunes e simulares, ou em algum modelo que ainda será fabricado e que a gente nem sonha qual (haha). O CD ainda vai ter uma pequena vida-após-a-morte em algum caso especial, uma produção “diferenciada”, uma edição limitada.
O CD já teve umas três vezes a morte anunciada nos últimos anos, mas desta vez acho que já era mesmo. O CD só não morreu ainda graças à Amazon. É o único lugar que tem sustentado o formato e evitado sua morte, pois há algum tempo a loja virtual se tornou a maior vendedora de CDs do mundo. Projeta-se que em 2013 a Amazon vai oferecer CDs como bônus de seu serviço de venda de MP3. As únicas lojas de disco sobreviventes a partir do final do ano que vem serão as de vinil ou sebos para colecionador.
E tal qual os video-disc e os cassetes, o CD, tadinho, nem tem o glamour do vinil, para continuar existindo. O fim do formato vai ter outras implicações mais visíveis, que na verdade já vêem ocorrendo. Já no ano que vem, prevê-se, os computadores dificilmente carregarão o CD-Rom. CDJs para DJs que ainda utilizam o formato estão com seus dias contados. Os videogames…
>>