>>
* Em atual turnê pelos Estados Unidos, o ótimo duo Black Keys, banda que tem crescido para quatro e às vezes cinco quando ao vivo, passou neste final de semana por Filadélfia (sábado) e Boston (ontem), na tour do mais recente álbum, “Turn Blue”.
Uma curiosidade nos recentes shows é que o grupo pegou para ele um clássico de FM do músico escocês Edwyn Collins, ídolo indie britânico que nos últimos anos tem passado por graves problemas de saúde, por causa de um derrame cerebral, e não consegue mais desenvolver sua carreira decentemente.
De uns tempos para cá, tipo por todo setembro, o Black Keys botou em seu setlist a cover da fantástica “A Girl Like You”, música que faz 20 anos neste ano, estrondoso sucesso do mainstream primeiro, da música independente depois.
E o Black Keys, como numa homenagem a Edwyn Collins e à musicaça em si, refrão maravilhosa e solo incrível de guitarra, na medida para Dan Auerbach brilhar, adotou “A Girl Like You” como sua.
A música, que está em álbum de 1995 de Collins, “Gorgeous George”, e foi Top 10 em 14 países na época em que foi lançada e nas semanas seguintes, já ganhou um milhão de versões, foi trilha de filme, entrou em videogame, embalou seriados de TV e tem uma curiosidade engraçada na sua gravação. Paul Cook, ex-baterista dos lendários Sex Pistols e amigo de Collins, tocou vibrafone na música, no estúdio.
Tem uma parte cool da letra, super simples até, que diz assim:
“This old town’s changed so much
Don’t feel like I belong
Too many protest singers
Not enough protest songs
And now you’ve come along
Yes you’ve come along
And I’ve never met a girl like you before”
Abaixo, Black Keys e “A Girl Like You” em dois momentos. O primeiro em show recente, dia 16, em Toronto, no Canadá. Depois, a primeira vez que a música apareceu, em apresentação em Columbus, Ohio, no dia 5 também deste setembro.
>>