Uma das formações mais incríveis que o rock já nos ofereceu, o Teenage Fanclub está preparando o lançado de “Nothing Lasts Forever”, álbum de número 13 do grupo escocês liderado pelo diferenciado Norman Blake.
E o projeto acaba de ganhar o derradeiro single antes de seu lançamento, intitulado “Back to the Light”.
Diz o Norman que a principal novidade que a faixa apresenta é a presença de saxofone, instrumento que voltou a fazer parte da vida do grupo pela primeira vez desde 1997.
“Eu gosto da ideia de usar a banda como um paralelo de um relacionamento pessoal. Não são experiências totalmente diferentes. E como outras canções do disco, esta música tem saxofone pela primeira vez desde o disco ‘Songs From Northern Britain’, tocadas pelo Stephen Black. Nós realmente curtimos como isso foi um acréscimo para a música”, destacou.
O novo álbum é o primeiro do Teenage Fanclub em dois anos e pinta como o sucessor do melancólico “Endless Arcade”.
“As canções são definitivamente pessoais. Você está envelhecendo, entrando no armário para tirar o terno preto com mais frequência. Pensamentos sobre a mortalidade e a ideia da luz passaram muito por nossas mentes. As músicas do último disco foram influenciadas pelo fim do meu casamento. Foi catártico escrever aquelas músicas. Estas novas refletem como estou me sentindo agora, saindo desse período. Elas são bastante otimistas, há uma aceitação de uma situação e toda a experiência que vem com essa aceitação. Quando escrevemos, é um reflexo de nossas vidas, que são bastante comuns. Não somos pessoas extraordinárias e as pessoas normais envelhecem”.
Antes de “Back to the Light”, os escoceses soltaram os outros singles “Foreign Land” e “Tired of Being Alone”.