Se a internet não abreviar as coisas (o que é bem provável), o álbum de estreia de Noel Gallagher em carreira solo estará entre nós no mais tardar terça-feira, dia 11, quando o irmão mais velho de Liam participará do programa do bamba Steve Lamacq, na BBC Radio 6, para conceder uma entrevista e mostrar o álbum na íntegra. Não tocar o álbum. Botar o disco para rodar, mesmo. O lançamento oficial de “Noel Gallagher’s High Flying Birds” na Europa será só no dia 17 de outubro, mas já no dia 12 sai a versão japonesa. E, dizem, já está a caminho do vazamento.
Cerca de oito meses após Liam Gallagher aparecer com o álbum de estreia do Beady Eye, Noel dará sua “resposta” com um álbum que tem 10 músicas – maior parte delas escritas originalmente para o Oasis – além de diversas boas b-sides.
Noel tem sido capa das principais revistas lá fora, desde as britânicas “NME” à “Rolling Stone” alemã ou espanhola, por exemplo. A maioria das reviews tem apontado um álbum 4 ou 5 estrelas em 5, sejam elas especializadas em músicas ou não, como a “Time”. A única review “negativa” foi da “Uncut”, que deu nota 2/5. Mas a “Rolling Stone” alemã deu nota máxima e resumiu o álbum como “fenomenal”. Reviews…
Com estratégia de mercado dividida entre Europa e Américas, o álbum nos Estados Unidos/Canadá e América Latina (Brasil incluído) sai apenas dia 8 de novembro.
No decorrer das dez canções, mistura de algumas baladas com suporte de coral e set de cordas tocado apenas por mulheres (pedido de Noel), rock, dance e set de metais.
A espera pelo álbum de Noel tem sido tanta que os pedidos em pré-venda na Amazon são 5 vezes maior que o Beady Eye teve antes de lançar seu “Different Gear, Still Speeding”.
Com datas esgotadas pela Europa e América do Norte, Noel deve aparecer no Brasil no primeiro semestre do ano que vem, “disseram” para a Popload.
A Popload deixa aqui a quase messiânica “Let The Lord Shine a Light on Me”, b-side do single “AKA… What a Life”, que será lançado na próxima semana.