Quem vem lentamente retomando as atividades para 2025 é o New Order. O tradicionalíssimo grupo de Manchester tem uma pequena turnê de sete datas no Japão/Austrália que segue nos próximos dias, mas o primeiro dos dois shows reservados ao Japão já aconteceu em Osaka na terça-feira.

New Order que, na história da música, talvez seja uma das melhores personificações sonoras de um certo mixed feelings (ou conflito de sentimentos agridoce) com seus instrumentais e ritmos que podem te jogar lá para cima, mas para manter seu equilíbrio também podem te derrubar bruscamente nas mesmas proporções com as letras e melodias absolutamente melancólicas na voz de Bernard Sumner.
É sempre curioso ficar de olho nos setlists da banda, pois, apesar daquelas obviamente obrigatórias, tipo “Blue Monday”, “Bizarre Love Triangle” e “Love Will Tear Us Apart” (da sua encarnação original como Joy Division), o New Order sempre tenta variar e arriscar com alguns deep cuts, sejam eles, digamos, mais recentes ou não. “Recentes” naquelas, já que o último lançamento de estúdio foi o bom single “Be a Rebel”, de 2021 (que, aliás, fez parte do set), enquanto o último álbum cheio mesmo foi o ótimo e subestimadíssimo “Music Complete” lá de 2015, dez anos atrás.
Além de “Be a Rebel”, músicas como “Vanishing Point” e “Sub-Culture” também são ótimas adições não tão óbvias, mas que até aparecem vez ou outra no repertório do grupo, ao contrário de “State of the Nation”.
“State of the Nation”, sétima música no set do Japão, track do quarto álbum da banda “Brotherhood” (1986) e que não havia sido tocada ao vivo desde 1987, longínquo ano mágico que quando se pensa em “New Order” e “1987”, nos catapulta imediatamente à sublime coletânea “Substance”, com suas versões definitivas e maravilhosas de grandes sons da banda inglesa.
Voltando a esse primeira apresentação de Osaka, temos aqui algumas amostras de como foi e, provavelmente enquanto você está vendo esse post, eles devem ter acabado de fazer seu segundo show japonês, este em Tokyo.
((Vale lembrar que o grupo nos deve shows. Em 2024, alguns jornalistas “confirmaram” apresentações do New Order no Brasil e eles mesmo cancelaram dias depois, sem a banda nunca ter se pronunciado oficialmente. A Popload investigou à época e, sim, a banda negociava firmemente vir tocar nestes lados. Os planos mudaram. A última visita do grupo de Manchester ao Brasil foi em 2018, onde tocaram em São Paulo, Uberlândia e Curitiba.))
***
* Este post foi produzido pelo poploader Alexandre Gliv Zampieri.