Uma das mais poderosas músicas de todos os tempos, o hit “Blue Monday”, da banda inglesa New Order, comemora hoje seus 40 anos de existência.
O histórico grupo de Manchester celebrou este 7 de março nas redes sociais e anunciou uma nova leva de merchandising para a venda, inspirado na canção, que inclui duas novas camisetas, uma outra de manga comprida, um moletom com capuz e outras lembranças.
Como já teve centenas de versões e relançamentos de “Blue Monday” em si já lançados desde 1983, ano em que a música mudou a história da música independente, não vai ter nenhuma homenagem nova sonora para o estrondoso sucesso da banda de Bernard Sumner.
A importância de “Blue Monday” é praticamente imensurável e já rendeu livros. O site Gizmodo listou hoje, no calor dos 40 anos da música e em pesquisa de Julia Possa, dez curiosidades sensacionais a respeito de sua composição e efeito tanto no New Order como em toda a música inglesa. As histórias são muitas e impressionantes.
O conhecidíssimo casal do New Order, a tecladista Gillian Gilbert e o baterista Stephen Morris, foi hoje falar sobre “Blue Monday” com Chris Hawkins na espetacular BBC 6Music.
“Blue Monday”, que pertencia ao fantástico álbum “Power, Corruption & Lies” tem uma vasta página no Wikipedia com sua história. A música foi o single de 12 polegadas mais vendido da história. Lá em 1983 e ainda hoje. Quase 1.2 milhão de cópias só no Reino Unido contando os relançamentos oficias de 1988 e 1995, e porque a música não parava de ganhar novos públicos e vender anos depois de ter sido lançada.
Pelas vendagens e barulho causado, o hit, um lançamento da então pequena gravadora Factory, de Manchester, é considerado responsável por fazer o povo consumidor de música da Inglaterra levar a sério a parada indie, formada para abrigar alguns lançamentos do punk depois de 1977, mas que ninguém do mainstream dava bola.
Muito do impacto de “Blue Monday” foi medido pelo alcance de várias tribos com uma “simples” música. Quando saiu, ela era capaz de juntar fãs de músicas de sintetizador (o comecinho da eletrônica), os indies de guitarra e os adoradores de melodias pop.
How does it feel
To treat me like you do?
When you’ve laid your hands upon me
And told me who you are
“Blue Monday” é tido como a responsável por sepultar de vez o Joy Division da vida do New Order, afastando da banda o pesado clima de velório que acompanhava o som da banda. “Foi como ir do preto&branco para o colorido”, chegou a dizer o ex-baixista Peter Hook, ex-Joy Division e um dos fundadores e importantes membros do New Order.
Hoje, 40 anos depois de ter lançar seu maior hit, o New Order foi anunciado como nova e grande atração do Primavera Sound de Barcelona e Madrid deste ano, que acontece em junho. Antes, na semana que vem, a banda inglesa se apresenta no importante South by Southwest, no Texas.
Abaixo, “Blue Monday” e o vídeo lyric oficial, lançado há dois anos. E a famooooooosa apresentação da banda no histórico programa “Top of the Pops”, a parada musical da TV inglesa, poucas semanas depois de o single ter sido lançado, lá em 1983. Coisa maravilhosa a banda e a galera da época dançando.