>>
* Ando meio relapso com bandas britânicas, porque meus olhos estacionaram há muito tempo na cena indie americana e por lá ficaram. Tanto que na semana que vem eu me mando para Los Angeles para acompanhar um festivalzinho com dezenas delas. Depois conto melhor.
Mas London está chamando. Ou, melhor dizendo, “England is mine and it owns me a living”. Pergunta por quê, pergunta.
O negócio é que, dizem, alguma coisa está acontecendo no meio da Inglaterra, no miolo abaixo de Manchester e acima de Londres, principalmente em B-Town, que é Birmingham. E é bom ficar de olho. Para começar, em três bandas em particular: Swim Deep e Peace, de Birmingham, e Alt-J, de Cambridge, mais ou menos na região.
Essas bandas já estão firme naquele burburinho de sessions na BBC, festas da “Vice”, perfis na “NME”, inclusão em festivais, “likes” de brasileiros e alguns pedidos do tipo “Lúcio, traz para a Popload Gig”.
Daí já viu, né?
Essa SWIM DEEP, da foto acima, por exemplo. Quatro moleques, dois loiros, um deles parece com o Kurt Cobain, enquanto o outro veste camisa do Nirvana. Mas as referências são: Vaccines encontra The Drums. Ou que eles são o Wavves britânico. Os tiros são para todos os lados.
Eles são brothers dos caras do Spector, uma banda do nível deles mas surfando num hype um pouco mais forte. Já fizeram excursão juntos pelo Reino Unido e ainda não acabaram o rolê, que segue em setembro e outubro, acho. A revista “Dazed & Confused” deu uma página recente para o Swim Deep puxando exatamente por uma conversa com o vocalista do Spector: “O Swim Deep quando olhei pela primeira vez parecia uma espécie de MGMT se eles fossem do meio da Inglaterra e usassem as roupas das mães deles. Mas daí os conheci, saímos para comer uns kebab e andar de skate. No fim, me pareceram os caras mais cool do mundo”.
O Swim Deep lançou um single oficial, a bem boa “King City”, e botou para circular outras músicas delícias na internet.
Três coisas me fazem sorrir quando vejo algo do Swim Deep. Uma é a camiseta do Nirvana que alguns deles não tirma em shows, no videoclipe, em fotos. Outras é que eles têm um Tumblr em postam coisa da banda, imagens de shows, em meio de fotos de garotas, bundas, peitos vários.
A terceira é a OBSESSÃO que o quarteto tem pela Jenny Lee Lindberg, baixista gata do Warpaint. Está na letra de “King City”, o single, que a garota americana é namorada deles.
Pronto, o Swim Deep já é minha terceira banda inglesa predileta.
>>