>>
* Auuuuuuuuuuuuu!
* A história de como eu conheci a banda inglesa de indie-folk “libertador” Mumford & Sons beira o bizarro. Conheci quando eu fui a um show do Bonde do Rolê… Era tipo 2006 e foi num desses lugares velhos com cara de modernosos do East London. Um amigo londrino, logo após o show-arruaça do Bonde, me falou para subirmos porque tinha uma banda local que ia tocar. Subirmos para onde?, perguntei. “Este clube é grande e tem um outro palco lá em cima, no bar.” Eu nem tinha reparado na extensão da casa e subimos. Era pequeno, estava bombando e um bando de caras tocando folk comandava lugar. O banjo bombando. Eles são escoceses, do interior da Irlanda?, perguntei. Meu amigo: “Não, ingleses daqui de Londres mesmo. Não são novos. É tipo banda de bar, só faz sucesso por aqui, em barzinho”.
Hoje o Mumford & Sons curte o lançamento do seu segundo álbum, “Babel”, que chegou às lojas e internet no fim de setembro. A “Banda de Bar” que só fazia sucesso nos botecos de música ao vivo de Londres tocando indie-folk está num estágio pouco além daquele que eu encontrei na balada do Bonde do Rolê. “Babel” estreou em número 1 em várias paradas de disco pelo mundo e só nos EUA vendeu mais de 600 mil cópias em um mês, numa época em que uma banda grande comemora quando vende 100 mil.
Hoje o Mumford & Sons lança o vídeo para a música “Lover of the Light”, canção bacana que lembra REM das antigas. O vídeo é estrelado e dirigido por Idris Elba, ator negão cool inglês de teatro e TV que estrela a série “The Wire”, da HBO americana. O cara é do babado: é DJ, tem um projeto de hip hop e ainda produz artistas do gênero. E dirige vídeos como este do Mumford & Sons, em que atua fazendo um sujeito cego à procura da luz. O vídeo é lindão (filmado nestes “meio do nada” do País de Gales) e por motivos óbvios exasperante. Tem uns animais no meio, mas não entendi bem se isso tem algum significado. Enfim, o vídeo.
“Lover of the Light”, quando tocada ao vivo, tem o líder da banda, o vocalista e guitarrista Marcus Mumford, cantando enquanto toca a bateria da música. Tipo assim, nesta apresentação no programa do David Letterman de semanas atrás.
>>