Melhores Discos de 2025 – O Top 30 eclético da KCRW

Todo fim de ano tem lista, mas algumas carregam um peso especial. A KCRW, rádio pública de Santa Monica, na Califórnia, uma das emissoras mais influentes dos Estados Unidos quando o assunto é música alternativa e descobertas, divulgou seus melhores álbuns do ano. Conhecida por programas como o Morning Becomes Eclectic e por dar espaço a novas cenas do mundo todo, a rádio montou um panorama que passa por rock, pop experimental, jazz, eletrônica e uma presença forte de artistas latino americanos.

O recorte da lista mostra bem a cara do indie em 2025, com guitarras tortas, sintetizadores elegantes e refrões que grudam. Estão lá nomes como Automatic com “Is It Now?”, Little Simz, Tame Impala com “Deadbeat”, Wet Leg com “Moisturizer”, Nation of Language com “Dance Called Memory”, Stereolab com “Instant Holograms on Metal Film”, Horsegirl com “Phonetics On and On” e até o King Gizzard & The Lizard Wizard com “Phantom Island”. É aquela costura fina entre pós punk, psych rock, synthpop nostálgico e experimentações de estúdio que a KCRW abraça há décadas e que ajuda a apontar rumos para festivais, playlists e pistas de dança.

Ao mesmo tempo, a lista também destaca um mundo mais amplo que o eixo Estados Unidos e Reino Unido. Silvana Estrada aparece com “Vendrán Suaves Lluvias”, Adrian Quesada com “Boleros Psicodélicos”, Cuco com “Ridin'”, Obongjayar com “Paradise Now”, Brandee Younger com “Gadabout Season”, além do clima contemplativo de “Luminal”, parceria entre Beatie Wolfe e Brian Eno, e da pegada eletrônica de pista do Soulwax em “All Systems Are Lying”. Para quem ama música e vive atrás de novidades, a seleção da KCRW funciona como um mapa rápido de tudo o que vale a pena ouvir tipo agora.

O Top 30 da KCRW

  1. “Is It Now?”, Automatic
  2. “Lotus”, Little Simz
  3. “Deadbeat”, Tame Impala
  4. “Lux”, Rosalía
  5. “Dance Called Memory”, Nation of Language
  6. “Moisturizer”, Wet Leg
  7. “Switcheroo”, Gelli Haha
  8. “Scorpio”, Madison McFerrin
  9. “All Systems Are Lying”, Soulwax
  10. “SAYA”, Saya Gray
  11. “Sinister Grift”, Panda Bear
  12. “Getting Killed”, Geese
  13. “22:22”, Polo & Pan
  14. “Instant Holograms on Metal Film”, Stereolab
  15. “Earthstar Mountain”, Hannah Cohen
  16. “Vendrán Suaves Lluvias”, Silvana Estrada
  17. “Cut & Rewind”, Say She She
  18. “Moments”, Cut Copy
  19. “Paradise Now”, Obongjayar
  20. “For You”, Yukimi
  21. “Transformation Time”, Bardo
  22. “Ridin'”, Cuco
  23. “Nothing”, Darkside
  24. “Another Place”, Pachyman
  25. “Gadabout Season”, Brandee Younger
  26. “Phonetics On and On”, Horsegirl
  27. “Boleros Psicodélicos”, Adrian Quesada
  28. “24 Hr Sports”, El Michels Affair
  29. “Luminal”, Beatie Wolfe and Brian Eno
  30. “Phantom Island”, King Gizzard & The Lizard Wizard