Após mais de três décadas de carreira, a sofisticada banda britânica Saint Etienne anunciou que lançará seu último álbum de estúdio. Intitulado “International”, o trabalho está previsto para chegar às plataformas no dia 5 de setembro deste ano. Embora o grupo ressalte que não está se separando oficialmente, este será o encerramento da trajetória de gravações da banda.
Formado no início dos anos 1990 por Bob Stanley e Pete Wiggs, com a entrada posterior da vocalista Sarah Cracknell, o Saint Etienne ficou conhecido por sua mistura fina de indie pop, música eletrônica e referências à cultura dos clubes britânicos. Álbuns como “Foxbase Alpha” (1991), “So Tough” (1993) e “Good Humor” (1998) ajudaram a definir uma estética sonora influente do trio.
Para marcar essa despedida, “International” chega com uma série de colaborações especiais. O primeiro single, “Glad”, já está disponível e conta com coprodução de Tom Rowlands, um dos The Chemical Brothers, além da participação do guitarrista Jez Williams, da banda Doves. O clipe da faixa, dirigido por Scrub, é este aqui.
A vocalista Sarah Cracknell contou que a ideia da música surgiu após a banda pedir a Rowlands que enviasse alguma faixa que pudesse casar com o universo sonoro do Saint Etienne. “Ele nos mandou uma base instrumental feita com Jez Williams e, assim que ouvimos, ficamos encantados. A melodia e a letra vieram naturalmente”, explicou a cantora.
Além de Rowlands e Williams, o álbum trará colaborações de peso, como Confidence Man, Erol Alkan, Vince Clarke, Nick Heyward, Paul Hartnoll (do Orbital) e Tim Powell (do coletivo de produção Xenomania).
A trilha sonora da despedida elegante do Saint Etienne terá 12 faixas inéditas, listadas abaixo:
- Glad
- Dancing Heart
- The Go Betweens (com Nick Heyward)
- Sweet Melodies
- Save It for a Rainy Day
- Fade
- Brand New Me (com Confidence Man)
- Take Me to the Pilot
- Two Lovers
- Why Are You Calling
- He’s Gone
- The Last Time