Em 6 de setembro, cinemas do Reino Unido e da Irlanda exibirão uma das produções mais aguardadas do pop em 2024. “Blur: Live at Wembley Stadium” é um registro de duas horas dos dois shows mais badalados do verão inglês ano passado e os maiores da carreira deles (75 mil pessoas por noite), marcando a estreia da banda coirmã do Oasis no estádio, mesmo com os mais de 30 anos de estrada.
A boa notícia é que o registro em áudio foi lançado nesta sexta, 26.
O projeto é um compilado das apresentações de diversos hinos que Damon Albarn e seus amigos produziram ao longo dos anos, com espaço para as canções fresquinhas do então lançado “The Ballad of Darren”, o primeiro disco deles desde 2015. Cenas de bastidores e depoimentos do quarteto também estão incluídas.
Em meio às idas e vindas, não dá para cravar qual o futuro da banda inglesa. No final do ano passado, em entrevista para a sempre cool publicação francesa Les Inrockuptibles, Damon Albarn disse que continuar com o grupo era “demais para ele”.
“Reunir foi a coisa certa a se fazer e foi uma honra imensa poder tocar todas aquelas músicas novamente, passar um tempo com os caras na banda, fazer um disco e tudo mais. Não estou dizendo que não farei isso novamente. Foi um lindo sucesso. Mas não estou com a cabeça presa ao passado”, relatou o vocalista em dezembro.
Meses depois, o Blur reapareceu como uma das atrações do festival Coachella, na Califórnia. As apresentações ficaram marcadas pela pouca receptividade do público e as alfinetadas que Damon mandou de volta com seu jeitinho britânico.
Sendo assim, o disco ao vivo que iremos ouvir agora pode ser o último registro da carreira do Blur. Ou não.