Lollapalooza, dia 3 – O domingo no parque foi dominado por Jack White

>>

* Acabou-se o que era doce. Depois de muito calor e tempestades também, o Lollapalooza terminou ontem, em Chicago, sua edição 2012 “em casa”. Ano que vem, o festival visita mais uma vez o Brasil e o Chile. Israel terá sua primeira experiência com o festival de Perry Farrell em agosto de 2013.

* A correspondente Popload no Lollapalooza, Juli Baldi, que passou pelo calor do primeiro dia e pela tempestade do segundo, fala o que marcou o último dia do Lollapalooza Chicago 2012, que praticamente teve um grande nome só para destacar.

Depois do calor escaldante da sexta-feira e tempestades violentas que levaram os organizadores a suspender brevemente o festival no sábado, o último dia de Lollapalooza em Chicago foi pura felicidade. Até uma agradável brisa soprando do lago Michigan ajudou a animar a galera, já cansada da maratona de shows dos dois dias anteriores.

O Grant Park foi tomado por famílias, amigos e namorados relaxando na grama entre os shows. Um típico domingo no parque.
Florence and The Machine, At Drive-In, Justice e Miike Show se apresentaram no último dia do festival, mas ninguém foi tão esperado como Jack White.

Um dos caras mais importantes do rock não iria fazer feio em seu primeiro show solo no Lollapalooza. E, como você pode imaginar, não fez. Estavam presentes todos os tipos de fãs: os do Death Weather, Raconteurs, White Stripes ou só do White mesmo, que entrou gritando “Sixteen Saltines” e não perdeu o pique em quase duas horas de show. O repertório é uma aula de rock. Além das músicas do “Blunderbuss”, o primeiro disco solo do White, o show passa por todas as bandas que ele liderou de 2000 para cá. Com o Los Buzzardos, grupo formado só por homens, o guitarrista tocou cinco White Stripes, incluindo “Black Math” e “Dead Leaves and The Dirty Ground”.

Depois de fazer o dueto com a cantora Ruby Amanfu a banda masculina deu lugar a The Peacocks, formada só por mulheres. Daí vieram “Hotel Yorba” e “Ball and Biscuit”, do White Stripes, “Top Yorself”, do Raconteurs, e “Blue Blood Encore”, do Death Weather. O bis teve “Steady as She Goes”, outra do Raconteurs, e “Hardest Button to Button” e, para encerrar, o hino master “Seven Nation Army”, do White Stripes.

A sacada de Jack White tocar com duas bandas, uma masculina e outra feminina é sensacional! Além de mudar esteticamente, a sonoridade também muda. O baterista do Los Buzzardos tocava as músicas com uma levada jazz. Já a baterista do Peacocks descia a lenha na batera, entre outros detalhes sonoros que mudaram de acordo com o instrumentista.

Jack White foi um dos shows mais lindos do festival inteiro.

* Juli Baldi é DJ e Comunicadora da Rádio IpanemaFM 94.9 em Porto Alegre.

++ FOTOS ++


Público chega ao Grant Park para último dia do Lolla


Mais tarde, insanidade total na arena principal à espera do show de Jack White


O noise pop das Dum Dum Girls ditou o ritmo da tarde de domingo


O Toro Y Moi fez seu show sempre animadinho


D.A.N.C.E. Franceses do Justice botaram a galera para dançar no Grant Park


Após alguns dias de molho por problemas na voz, a bela Florence comandou seu show “grandioso” ainda à tarde, em Chicago


O At the Drive In deu um pouco de peso e bagunça ao line up do Lolla em seu último dia


O dândi Jack White fechou o Lolla 2012 com chave de ouro. Não seria má ideia ele vir ao Brasil no Lolla “nosso”, né?

* Fotos: Chicago Sun Times, Pitchfork, Rolling Stone

++ VÍDEOS ++

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *