Tivemos um dos nossos festivais prediletos, o Primavera Sound de Barcelona, dominando o noticiário das redes e a nossa TV neste final de semana. Mas nada pareceu repercutir mais no meio musical, como fato pontual, do que a estreia da turnê especial de Liam Gallagher, ex-Oasis, na Inglaterra.
Foi em Sheffield, terra do Pulp e do Arctic Monkeys, no sábado à noite, quando Liam botou para rodar a primeira noite da tour a seu modo do “Definitely Maybe”, o encantado primeiro disco de sua antiga banda, em comemoração dos 30 anos do álbum.
No Utilita Arena, de Sheffield, Liam performou o disco em sua íntegra, acrescido dos famooooooooosos lados B de singles do “Definitely Maybe” e até inédits, tão incríveis quanto as músicas-guia, as do disco.
Serão 14 shows desses pelo Reino Unido. Todos esgotados, óbvio. Amanhã, segundona, tem o próximo, em Cardiff, no País de Gales.
Liam, em seus shows solo normais, costuma botar muitas do Oasis em seus setlist. Mas várias canções desta apresentação especial do “Definitely Maybe” apareceram em show do irmão do Noel pela primeira vez. Tipo “Shakermaker” e “Up in the Sky”, para citar duas conhecidíssimas do disco de estreia da banda que saiu em 1993.
Mas a internet caiu mesmo no sábado depois que Liam cantou “Half the World Away”, baladaça acústica e adorado lado B do single da maravilhosa e então inédita “Whatever”, música que não está no disco début e foi lançada em 1994 entre o primeiro e o segundo álbuns (“(What’s the Story) Morning Glory?” viria só no ano seguinte) como um single natalino e para preencher um vazio de uma nova do Oasis.
O melhor da história: a “Half the World Away” é cantada pelo Noel Gallagher. No show de sábado em Sheffield Liam botou sua indefectível voz anasalada para entoar o hino lado B do Oasis e causou comoção.
Fofo, ele dedicou essa música ao irmão-rival.
* Abaixo, outras músicas do “Definitely Maybe” que apareceram no show do Liam em Sheffield.
***
* A imagem do Liam Gallagher usada para este post é de Andrew Benge/Redferns e foi publicada no site da “NME”