A gente se divertiu muito, e ainda se diverte, com aquele “sambinha eletrônico rasgado por guitarras indies” que costumávamos chamar de dance punk, vinha de Nova York, botava molejo de pista em festinhas de rock e tinha em bandas como LCD Soundsystem, Rapture e Radio 4 como seus principais expoentes.
Agora, percebendo melhor, a onda do post-punk inglês começa a roçar forte esse indie dançante nova-iorquino de 20 anos atrás, principalmente na presença sonora do sexteto de Londres chamado Deadletter.
A princípio o foco é o revival atual (atual de uns seis anos já) de grupos como Gang of Four e The Fall), mas os ventos indies de pista estão levando os novos grupos inglêses, nessa linha Yard Act e Working Men’s Club, mais além.
O Deadletter, liderado pelo figuraça Zac Lawrence, que tem uma levada de um jovem Mick Jagger (ele foi entrevistado ontem no programa do grande Steve Lamacq, na BBC 6Music), já circula no underground britânico há um tempinho, mas na hora de caminhar firme ao disco de estreia veio a pandemia e…
Mas parece que agora vai. Lançaram em 2022 dois singles interessantíssimos: o primeiro, “Hero”, em fevereiro. E, não tem um semana, com mais barulho, soltaram a ótima “Binge”, que alguém falou não sem razão que é uma faixa “in-your-face and angular with jazzier intricacies throughout”. Chama o James Murphy para explicar esse “jazzier” aí.
O Deadletter é uma das atrações do gigantesco evento duplo Reading and Leeds, que começa amanhã e toma os assuntos musicais do final de semana inglês.
E esta é “Binge”, em forma de um espetacular vídeo oficial dela.
***
* Ah, sim. O “esquece” do título, para o LCD Soundsystem e Rapture, é brincadeirinha retórica. Não dá para esquecer eles, não.
>>