>>
* Popload em Nova York. Do ladinho de Newark, New Jersey.
* O título, deixe-me explicar, remete a um dos filmes de show mais legais da história, dos anos 70, que retrata quatro shows no Texas dos ainda jovens Rolling Stones, realizado pela produtora do John Lennon. Vai vendo: Stones no gás, Texas, 1972, John Lennon.
Tudo para dizer que, se nada atrapalhar, vou comparecer nesta noite ao Prudential Center, do outro lado da rio Hudson, para ver um dos shows da turnê comemorativa dos 50 anos no palco da banda de Jagger/Richards. Antes que acabe.
Sobre este show em particular, escrevi um texto para a Folha de S.Paulo, publicado hoje. Para poupar (meu) tempo, ele está aqui embaixo, na íntegra.
* Eles rivalizaram com os Beatles nos 60, atravessaram incólumes pelo punk e pela disco nos 70, não ligaram para new wave, Smiths e o rock farofa dos 80. Devem apenas ter ouvido falar do Nirvana e do Oasis nos 90, talvez escutaram “Seven Nation Army” no estádio de futebol nos 00 e até hoje, aos 50 anos, emocionam ao vivo em cima do palco. São 50 anos e contando.
A nova turnê de cinco shows “50 & Counting”, em comemoração ao meio século da mitológica banda inglesa The Rolling Stones, chega ao final nesta semana com dois shows no Prudential Center, arena em Newark, New Jersey, Estado a uma ponte de distância de Manhattan.
O primeiro deles ocorre hoje, na multiarena com capacidade para quase 20 mil pessoas.
Desde o primeiro show, em Londres, no último dia 25, o concerto festivo está marcado por receber convidados especiais.
Para esta noite, está divulgado “apenas” que Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood e Charlie Watts vão receber a visita sonora do guitarrista Mick Taylor, ex-integrante dos Stones (1969-1974), membro adorado por fãs mais antigos da banda e que participou de discos clássicos como “Exile on Main St.”, considerado um dos álbuns (é duplo) mais importantes do século passado.
(Mas, você sabe, tem muita gente boa na cidade…)
Mick Taylor também participará do show do próximo sábado, o último da turnê comemorativa. Para esse, está já anunciado que Bruce Springsteen, Lady Gaga e a banda Black Keys se juntarão ao quarteto, em apresentação que poderá ser assistida no mundo todo pelo esquema “pay-per-view”, via internet. O canal pago Multishow anuncia a transmissão do show ao vivo para o Brasil, na meia-noite de domingo.
Os Rolling Stones, que tocariam em Nova York no megashow beneficente de ontem para as vítimas do furacão Sandy, vêm tocando na tour “50 & Counting” músicas que marcaram a carreira do grupo ao longo do período, desde composições de 1962 (os Stones só lançariam o primeiro álbum em 1964) até duas músicas novas, editadas em disco comemorativo deste ano.
>>