O encasquetado e essencial trio de rap e música eletrônica Kneecap segue sem descanso em 2025. Depois de lançar o single “Sayōnara” em setembro, em meio a um turbulento processo judicial em Londres envolvendo o integrante Mo Chara, o grupo de Belfast volta agora com uma nova faixa em irlandês, “No Comment”, desta vez diretamente ligada à polêmica que dominou os últimos meses da banda.
A música é uma colaboração com o DJ e produtor inglês Sub Focus, lenda da cena eletrônica britânica. Em “No Comment”, o Kneecap aborda frontalmente a acusação de terrorismo feita contra Mo Chara. O rapper havia sido denunciado, em maio, por supostamente exibir a bandeira do Hezbollah durante um show em novembro de 2024. O caso foi analisado pela Justiça britânica e acabou totalmente arquivado em setembro, quando a juíza responsável entendeu que o suposto incidente estava fora do prazo legal para ser processado.
A faixa carrega esse clima de confronto com o poder público. Em comunicado, o trio explicou o conceito da música de forma direta: “‘No Comment’ fala sobre ser constantemente assediado pelo Estado britânico. Simples assim. Nós, irlandeses, já estamos acostumados com isso, acontece há séculos. Foi um prazer trabalhar com o Sub Focus nisso, o cara é uma lenda.” A parceria une o rap politizado do grupo à energia intensa e dançante da produção de Sub Focus, reforçando a identidade híbrida de Kneecap, que une a vibe de clubinhos com a “malandragem” das ruas.
O impacto visual também vem junto no pacote. A arte de “No Comment” traz o mural “Royal Courts of Justice”, de Banksy, usado como pano de fundo para a narrativa do single. A escolha é simbólica: a obra remete diretamente ao sistema judicial britânico, o mesmo que recentemente absolveu Mo Chara das acusações, e funciona como um comentário visual e extra sobre vigilância, poder e resistência.
O resultado pode ser conferido abaixo.