>>
* Incrível como os caras conseguem. A HBO liberou há algumas horas um trailer oficial da aguardadíssima nova temporada da série “Game of Thrones”, a sétima. Não bastasse ser de arrepiar, eles editaram o teaser com uma trilha sonora que eclipsa, do nada, um velho sucesso pop britânico, a música “Sit Down”, da saudosa banda James.
“Sit Down” foi um sucesso absurdo na Inglaterra em 1991, dessas de tocar por todo lugar que se ia. Isso em 1991, repito o ano, para você lembrar que é a época da avalanche americana do rock indie metal sujo do Nirvana e do grunge. Mas a música tem uma história engraçada.
O James é na real do começo dos anos 80, banda de Manchester. Lançou o single “Sit Down”, uma homenagem a Patti Smith, em 1988/89 e nem coceira fez em vendagens, paradas, cena etc. Eis que a música inglesa em geral, mas principalmente a de Manchester, tempos depois e graças a grupos como Stone Roses, Inspiral Carpets e Happy Mondays, começou a bombar. Inclusive nas college radios americanas. Era o que seria um pré-britpop.
E o James, com sua coleção de músicas boas da época, foi na mesma onda. Então resolveram relançar “Sit Down”, mais radiofônica e com a letra um pouco mudada. Booooom!!!!
O começo da letra, antes do refrão pegajoso e repetitivo que pede para alguém sentar perto de Tim Booth, o vocalista figura do James (foto lá em cima), é triste assim:
“I sing myself to sleep
A song from the darkest hour
Secrets I can’t keep
In sight of the day
Swing from high to deep
Extremes of sweet and sour
Hope that God exists
I hope, I pray”
A música, uma canção de desespero que é um dos hinos de época mais alto astral do pop perfeito britânico, virou um inferno na onipresença. O radialista John Peel adotou “Sit Down”, a Radio One, a rádio GLR (fortíssima no indie na época), o “Melody Maker”, o “New Musical Express”, o programa de TV “Top of the Pops”, os pubs.
Na magistral edição do Reading Festival de 1991, “the year that punk broke”, uma das maiores escalações de um festival, pelas bandas da hora e os movimentos da hora, a mesma edição que o Nirvana estava aparecendo com sua turma grunge e tocou de dia no primeiro dia no palco principal, para umas 3 mil pessoas, e voltaria no ano seguinte como grande headliner do festival tocando para 100 mil, o James foi a grande atração do segundo dia do evento, provavelmente tocando para umas 60 mil pessoas.
Juro por Deus, porque eu estava lá. Na hora de “Sit Down”, o Reading Festival inteiro SENTOU!!!!! Pensa nisso.
O cartaz cortado do Reading de 1991. O Nirvana tocou abaixo, no primeiro dia. O James foi o headliner do segundo
Vamos ver o quanto vai durar essa sobrevida de “Sit Down” e se de alguma forma o James e suas belas canções pop indie-dance inglesas sejam revividos.
Eis o lindo trailer do novo “Game of Thrones” e o vídeo original de “Sit Down”, de 1991.
>>