Iron & Wine HOJE em São Paulo! O show, o pôster, o filme, a playlist…

>>

Folk-se! Faltam algumas horas para o Popload Gig com o cultuado músico Sam Beam, ou para os menos íntimos, Iron & Wine!

Ironfacebook_header

Tem sido um ano bem agitado para o cantor folk americano: lançou dois discos em um intervalo de cinco meses; tem saído em turnês com os dois trabalhos quase que simultaneamente: o solo, acompanhado do violão, e com banda, ao lado do amigo e parceiro Ben Bridwell, do Band of Horses; lançou um curta-documentário no começo do ano e agora vem ao Brasil pela primeira vez para tocar tudo isso e mais um pouco (ele adora compor músicas novas durante as turnês e testá-las ao vivo).

Para esquentar, reunimos neste post motivos suficientes para você não perder Sam Beam cantando no Cine Joia amanhã.

02_IW_Photo_TJlow

1. Antes de ser cantor, Sam Beam ganhava a vida dando aulas em uma faculdade de cinema. Entregou a primeira demo gravada em sua casa ao amigo Michael Bridwell, irmão de Ben Bridwell (vocalista da banda Band of Horses). A demo chamou a atenção da gravadora SubPop e virou álbum (com uma capinha que ele também fez em casa, com papelão). Quinze anos depois, Sam & Ben lançaram juntos “Sing Into My Mouth”, disco de covers com pegada folk que saiu em julho. É deste disco a música abaixo, uma versão linda para “This Must Be the Place”, do Talking Heads:

2. Com um baú lotado de demos, raridades e composições inéditas de início de carreira, o músico decidiu resgatar esses achados e lançou no início do ano a coletânea “Archive Series: Volume 1”. Sobre essa volta ao passado, ele disse à Revista São Paulo deste domingo: “Foi estranho voltar a essas músicas. Foi como olhar para fotos de quando era jovem e se perguntar por que escolheu aquele corte de cabelo”. Leia a entrevista na íntegra aqui.

800px-CoverArchiveSeriesVolume1

3. Em 2008, a linda-de-morrer (sem trocadilho) “Flightless Bird, American Mouth”, faixa de seu terceiro disco The Sheperd’s Dog, entrou na trilha sonora do filme “Crepúsculo”. A música fez tanto sucesso e ficou tão associada ao casal central da trama que uma outra versão acústica, também cantada por ele, teve destaque na trilha de “Amanhecer – parte I”, primeira parte do último filme da saga teen:

4. Para esta edição do Popload Gig, convidamos a ilustradora Dani Hasse para transformar as sensíveis letras do cantor em arte. O resultado você vê abaixo.

iron-&-Wine

Dani é freguesa do Popload Gig. São dela os pôsteres das edições com o Mark Lanegan (Popload Cult I) e com o Metronomy, por exemplo, além dos cartazes virtuais das nossas primeiras edições, que não chegaram a ser impressos mas que estão bonitinhos aqui na nossa galeria. Para ver outros trabalho dela, clique aqui. O pôster estará à venda na lojinha. Agora, se você quiser concorrer a um, basta usar a hashtag #poploadgig nas suas fotos do show no Instagram!

5. O Iron & Wine gosta de gente que corre atrás de seus sonhos. <3 Ele ficou encantado com a história de um carpinteiro que passou dez anos transformando seu celeiro em um teatro no interior de West Virginia, nos EUA, no meio do nada. Por mais que a família achasse uma loucura, Dusty Anderson não sossegou até o seu palco particular começar a receber shows de música country e folk. Não há nem asfalto para se chegar lá, mas o população da cidadezinha mais próxima não perde uma apresentação. Iron & Wine escolheu o lugar para fazer o show de divulgação do disco “Archive Series” e aproveitou para filmar o curta “Dreamers and Makers Are My Favorite People”, que intercala entrevistas com Dusty e família com trechos da apresentação:

** Bonus-Track: O site Vulture, braço de cultura pop da revista New York, pediu ao Iron & Wine que escolhesse as melhores músicas do… Iron & Wine. É curioso ler sobre suas próprias músicas preferidas e por que elas entraram na lista. Compilamos estas escolhas em uma playlist caprichada no Spotify e completamos com as nossas preferidas do Mr Beam. Serve como esquenta para o show, mas também como trilha de muitos momentos especiais:

SERVIÇO

Quando: 02 de setembro, quarta-feira
Onde: CINE JOIA
Endereço: Praça Carlos Gomes, 82 – Liberdade
Horário: abertura das portas: 20h; horário show: 22h00
Ingressos: www.livepass.com.br/popload-gig-com-iron-wine/
• Ou na bilheteria do Cine Joia: Segunda-feira à sexta-feira, das 10h às 14h e das 15h às 18h (em dia de show, 1h antes da abertura oficial da casa).

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *