Invasão japonesa em SP. Domingo tem a lendária (e inédita) Shonen Knife na Barra Funda

Não sabemos exatamente o que está acontecendo, mas de repente uma grande quantidade de bandas japonesas de mulheres (as melhores) acharam o caminho do Brasil para trazer seus shows legais para a gente ver.

Por exemplo, nesta sexta-feira à noite no Cine Joia tocam as incríveis The 5.6.7.8’s, descobertas nos 2000 pelo cineasta Quentin Tarantino para o seu “Kill Bill – Vol. 1”. Faz pouco mais de um mês, no mesmo Joia teve a marcante apresentação das ótimas Otoboke Beaver.

No domingo agora, também em SP mas no Fabrique (Barra Funda), o histórico trio Shonen Knife, banda nipopunk famosa nos anos 90 porque Kurt Cobain encasquetou com elas e as botou para abrir shows do Nirvana no Reino Unido e nos EUA. O Shonen Knife já circulava pelo underground japonês desde 1981.

A Popload conversou dia destes com a líder da banda de Osaka, a guitarrista e cantora Naoko Yamano, sobre a música nova no Japão, o show no Brasil e a história delas com o Nirvana..

“Somos de Osaka, e embora não conheça muita música nova por lá, acho que funciona, porque as pessoas de Osaka têm um espírito livre e são muito flexíveis. A música mainstream no Japão é total japonesa mesmo. Música e sílabas da liguagem japonesa, que são bem diferentes na estrutura que o inglês, por exemplo. Minha música favorita é sempre a britânica e a americana. Para mim, a inglesa sempre foi a língua do rock’n’roll. Quando você bota linhas melódicas em outra língua, tudo se torna diferente.

“Animadas com o show no Brasil. Nós excursionamos no Reino Unido e na Europa no começo do ano, e há pouco tempo nos EUA, e vi muita gente jovem vindo nos ver tocar. Nos EUA, as pessoas vinha em família nos ver. Foi incrível ver isso. Espero que aconteça algo assim no Brasil.

“Eu nunca tinha ouvido falar do Nirvana até a gente ganhar o convite de viajar com eles como banda de abertura. Minhas bandas favoritas naquela épocar eram a maioria dos anos 60 e 70. Não prestava muito atenção em grupos dos anos 90. Mas de repente tocar junto com o Nirvana me traz muito boas lembranças. Eles eram pessoas fantásticas.”

**
* O trio Shonen Knife se apresentam neste domingo, 14, no Fabrique, às 19h30. Antes, às 18h, tem a banda de abertura: Morcegula. A produção do show é da Maraty.
** As fotos da banda japonesa usadas para este post são de Tomoko Ota.