>>
De hoje até o próximo dia 22 de março, Austin, no Texas, se torna uma espécie de capital mundial da cultura pop graças ao cada vez mais absurdo South by Southwest, festival que começou só de música há quase três décadas e ao longo dos anos foi incorporando cinema, outros gêneros de arte, internet, tecnologia e novas tendências de mercado. Resumindo: vale ressaltar que o Sxsw são três festivais dentro de um. É o de música que tem suas centenas de shows, mas o cada vez mais importante festival de Cinema e o incrível festival de Interatividade.
Ao todo, cerca de 40 mil pessoas devem passar por Austin, seja para assistir ao show da Courtney Barnett ou acompanhar uma das três mil e quinhentas palestras, workshops e tudo mais previstos.
Os shows musicais começam só na terça, 17, mas os olhares da mídia já se voltam para Austin no dia de hoje, graças ao referencial que o evento se tornou. Sabia tipo que o Twitter foi lançado lá na edição 2007? Então…
Entre os principais atrativos de cultura pop, além das centenas de shows em clubinhos, galpões e teatros espalhados pela cidade, estão a estreia do aguardadíssimo documentário “Kurt Cobain: Montage of Heck”, primeira obra do tipo autorizada pela família do ex-líder do Nirvana, falecido há mais de duas décadas. A obra explora um lado diferente de Kurt do qual a gente conhecia, longe do caos, com colaboração de familiares do próprio e de sua viúva, Courtney Love. A direção é de Brett Morgen. O documentário estreia apenas em maio, no canal HBO, e terá sua premiere em Austin.
O sempre esperado “Keynote Speech” deste ano tem Snoop Doggy como palestrante. Bandas como Spoon, The xx, Of Montreal, Real State, Best Coast, The Zombies, Hole, Miike Snow, Solange Knowles e Stone Temple Pilots estão na programação, sem falar nos shows surpresa.
*** O Brasil no Sxsw
É cada vez mais recorrente a participação brasileira no festival de Austin, em todos os campos possíveis do evento. No Cinema, por exemplo, a atriz Alice Braga, que fez recentemente um documentário sobre a vida de Neymar fora dos campos, participará de diversos painéis. Rodrigo Abdalla, gerente de marketing do YouTube no Brasil, também é um dos nomes de destaque. Gustavo Caetano, presidente da associação de startups brasileiras, vai comandar um debate sobre a maturidade do ecossistema de empreendimentos do Brasil. A participação brasileira será coordenada pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e boa parte dos eventos acontece na Casa Brasil, que fica na 102 Trinity Street, ponto bem movimentado da cidade.
O documentário “Dominguinhos” será exibido na mostra de filmes dias 17, 18 e 20. A diretora da obra, Mariana Aydar, faz show no dia 16 em homenagem ao instrumentista.
O Autoramas vai testar sua nova formação no Texas. Silva, Apanhador Só e Marcelo Fruet também estarão por lá representando nosso indie brazuca.
Como sempre, a Popload vai falar bastante do Sxsw nos próximos dias. Fique ligado.
* Shows de bandas brasileiras no Sxsw:
Rashid – 17/03, às 12h, no Elysium (705 Red River St) + 19/03, às 21h, no The Trophy Club (310 E 6th St)
Call Me Lolla – 18/03, à 1h, no 18th Floor at Hilton Garden Inn (500 N IH 35)
Trampa – 18/03, às 20h, no BD Riley’s (204 E 6th St)
Autoramas – 19/03, às 20h, no BD Riley’s (204 E 6th St)
Os Alquimistas ATX – 20/03, às 18h, no Mexican American Cultural Center (600 River St)
Apanhador Só – 20/03, às 21h, no Red Eyed Fly (715 Red River St)
Silva – 20/03, às 22h, no BD Riley’s (204 E 6th St)
Marcelo Fruet & os Cozinheiros – 21/03, às 21h, no Esther’s Follies (525 E 6th St)
Scalene – 21/03, às 23h, no Esther’s Follies (525 E 6th St)
** Com informações do Meio & Mensagem, Apex-Brasil e Noize.
>>