Hino máximo do Oasis e dos anos 90 (I said maybe), “Wonderwall” completa 30 anos

Tudo bem que é chiclete e principal representante do britpop na programação da Jovem Pan desde os anos 90. Mas, um clássico é um clássico. E temos que respeitar.

“Wonderwall”, maior hit do Oasis, provavelmente o maior dos anos 90, completa neste 30 de outubro exatos 30 anos. E a hora não poderia ser melhor.

Em poucas horas, o Oasis começa uma série de cinco shows gigantescos na Austrália, onde não tocava desde 2005. É meio que a contagem regressiva para o final da improvável turnê de reunião da banda, que ao fim de novembro terá colocado Liam e Noel Gallagher juntos em um palco por 41 vezes após 16 anos.

A música em questão, é claro, está no setlist. É uma das derradeiras da apresentação de duas horas e segue sendo uma espécie de fio condutor geracional dos fãs antigos e novos da banda, já que o fenômeno Oasis está atingindo de 8 a 80, talvez mais até do que nos anos 90.

“Wonderwall” é em números e representatividade uma tradução do que a banda de Manchester foi, é e sempre será. Só no Spotify, são quase 2.6 bilhões de execuções. O single em versão física, quando isso ainda existia, se tornou o mais vendido do Britpop com quase 1 milhão e meio de cópias. Entre as lado-b está “The Masterplan”, que talvez até seja…

Enfim. Existem versões diversas feitas pela própria banda ao longo dos anos. Elétrica e acústica com o Liam, acústica com o Noel, neo-acústica com o Noel também a versão revitalizada feita pelo Ryan Adams lá pelos idos de 2002, que fez o Oasis voltar com a música no setlist depois de alguns anos sem tocá-la (sim!). 

Fora isso, além de ser música certeira de qualquer karaokê digno, muita gente conhecida fez cover dela nos palcos mundo afora, da Cat Power ao Radiohead, passando pelo Wolf Alice, Lana Del Rey e até o Paul Anka em versão big band.

O Oasis, claro que não é bobo, aproveitou a data para monetizar e lançou edições especiais da música em vinil e até uma camiseta que foi vendida no site oficial em tiragem limitada, durante pouco mais de uma hora. Apareceu também uma versão HD do vídeo no YouTube.

Neste ano, “Wonderwall” foi uma das músicas lançadas em versão ao vivo pela banda, registrada em um dos shows em Dublin, em agosto, que a gente enfiou na lista de versões abaixo. Tem também uma releitura acústica recente feita pelo Noel em estúdio no início deste ano, que entrou em uma edição especial de relançamento de “(What’s The Story?) Morning Glory?”, álbum do qual ela faz parte.

Como diz o Liam: “Anyway, here’s Wonderwall”.