Demorou, mas enfim o Foo Fighters apareceu no Saturday Night Live no último sábado, o mesmo que rendeu uma homenagem oportuna ao ator Matthew Perry, que morreu poucas horas antes do programa ir ao ar.
A banda de Dave Grohl estava escalada para ir ao programa em maio, mas a greve dos redatores nos Estados Unidos obrigou o adiamento do programa.
Com tudo no lugar, o FF apresentou sábado duas canções de seu mais recente disco, o elogiado “But Here We Are”: “Rescued”, o single principal do projeto, e ainda “The Glass”, este acompanhado pela talentosa cantora H.E.R.
Outro fato que chamou a atenção no programa foi a presença do lendário ator Christopher Walken, que apresentou o grupo em “Rescued” e ainda fez uma participação especial em um quadro, interpretando “o espírito do Halloween”. Walken, vale lembrar, além da carreira brilhante como ator, ficará eternizado pelos seus passos de dança no vídeo de “Weapon Of Choice”, de Fatboy Slim, com direção de Spike Jonze.
Mas estamos aqui para contextualizar um meme que existe na gringa sobre um dos episódios do SNL da temporada de 2003, que juntam justamente o FF e o ator.
À época, conta Dave Grohl, Walken, o ator nos bastidores chegou a perguntar qual era a sílaba tônica do nome do grupo, se em “Foo” ou “Fighters”. Graças ao sotaque de Walken, Dave respondeu que era na segunda palavra, porque queria ver sua forte entonação em “FIGHTers”. Ele contou sobre isso publicamente em uma entrevista para a rádio X inglesa há alguns anos.
O meme na internet em era de Tik Tok e Instagram é este:
@nbcsnl Replying to @Six Geese ♬ original sound – Saturday Night Live – SNL
A última aparição da banda no programa, que toca por lá desde 1995, havia sido em novembro de 2020. Esta foi a primeira vez, assim, que o Foo Fighters tocou no Saturday Night Live sem o baterista Taylor Hawkins.