F**eu! Beatles faz cover de Oasis. Agora a revolução AI foi longe demais…

Não sei se você já sabe, mas um dos passatempos legais no YouTube nas últimas semanas tem sido a explosão de gravações amadoras baseadas em Inteligência Artificial (AI, em inglês), que têm misturado artistas de diferentes gêneros e épocas cantando músicas de outras bandas, tipo Kurt Cobain fazendo Radiohead.

E como a IA parece ser um vasto horizonte sem limites em que as pessoas vão testar, testar e testar, têm aparecido algumas coisas interessantes e que até um tempo atrás eram imagináveis. Tipo Beatles cantando Oasis. OI?

Essa inversão da lógica, que parecia impossível por motivos óbvios, está acontecendo graças a esta tecnologia absurda e que às vezes dá medo. Mas olhando (e ouvindo) pela ótica da diversão, dá para passar boas horas apreciando/julgando as tentativas cada vez mais complexas dos fãs de cruzarem gerações musicais em mixagens sem compromisso.

Se ao longo de sua carreira o Oasis real nunca escondeu a admiração pelos Beatles, tendo feito inúmeras versões de canções como “Help”, “Helter Skelter”, “Within You Without You” e “I Am The Walrus” – esta inclusive a última música que Liam e Noel tocaram juntos em um palco – agora aparece o resgate dos Beatles cantando juntos “Some Might Say”, o George fazendo “Don’t Look Back In Anger”, o John botando sua voz na linda “Cast No Shadow” e até o Ringo arriscando “She’s Electric”.

Para deixar menos artificial a parada, o canal Vintage Vibes AI não utilizou o instrumental original do Oasis e regravou os instrumentos, com versões um pouco mais “adequadas” aos Beatles.

E o resultado…

***

***